Como organizar a ceia de Natal

Com o fim do ano se aproximando, uma das principais dúvidas para as datas comemorativas gira em torno da preparação do jantar. Muitas pessoas optam por comprar comidas de estabelecimentos para reduzir o trabalho da véspera. Mas se você escolheu preparar tudo em casa, a seguir vamos te dar dicas sobre como organizar a ceia de Natal! Confira!

Montagem do cardápio

A primeira coisa que você deve saber sobre como organizar a ceia de Natal é que fazer as coisas com antecedência vai te ajudar bastante. E antes de mais nada, você deve começar montando seu cardápio. No geral, é recomendado já ter tudo planejado até uma semana antes da celebração.

Com relação às quantidades de pratos, existe uma média que você pode seguir. Por exemplo, se sua família vai receber de 8 a dez pessoas em casa, se programe para preparar quatro aperitivos. Faça também duas entradas, que podem variar entre saladas, grãos, entre outros. Com relação ao prato principal, o recomendado nesses casos é ter dois ou três, como peru, frutos do mar, massa, torta, entre outras opções. A mesma quantidade serve para os acompanhamentos, que variam principalmente entre farofa e arroz. E finalmente, deve-se ter dois tipos de sobremesa e frutas. Além disso, também é importante contar com possíveis pratos que seus convidados podem pensar em levar para a ceia.

Compras

Quando o cardápio estiver pronto, está na hora de montar a lista de compras. Procure separar os itens de acordo com os locais onde serão comprados. Dessa forma, você pode comprar os alimentos da lista conforme faz as compras semanais, otimizando seu tempo. Outra dica bacana é aproveitar promoções de bebidas que geralmente aparecem em vários sites nessa época do ano.

Mesa

Uma boa sugestão para que você aprenda como organizar a ceia de Natal é já pensar na decoração da mesa com antecedência. Alguns dias antes da data você já pode começar a separar as louças, taças, toalhas e guardanapos. Inclusive, se os itens escolhidos são usados raramente, você pode ir lavando aos poucos. Já, na hora de arrumar a mesa, você pode optar por marcar os lugares ou não. Tudo depende do perfil dos seus convidados. Com relação aos itens decorativos, é comum o uso de flores e velas. Neste caso, posicione-os no centro da mesa. Porém, evite arranjos muito altos que atrapalhem a visão dos convidados.

Preparação dos alimentos

Quem prefere comprar a comida pronta tem um pouco menos de trabalho nesse sentido. Basta encomendar com antecedência, já que a maioria dos estabelecimentos somente aceita pedidos até o dia 19, e ir buscar os quitutes. Porém, para quem vai preparar tudo, o ideal é adiantar algumas preparações. Provavelmente no seu cardápio tem preparos que podem ser feitos no dia 23, como as sobremesas, por exemplo. Nesse dia, também lembre-se de colocar as bebidas para gelar.

Se você adiantou boa parte das preparações, o seu dia 24 provavelmente será mais tranquilo. Procure começar a cozinhar cedo para conseguir finalizar os pratos sem maiores preocupações e pense no tempo necessário para os preparos, para não correr o risco de atrasar.

Voltar