Como manter o banheiro perfumado

Todo mundo ama um banheiro perfumado e limpo, mas em muitas casas pode parecer difícil manter esse odor agradável por um bom tempo. Isso pode acontecer por causa de um problema no encanamento ou por diversos outros motivos. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas infalíveis que irão te ajudar a solucionar essa questão.

Para começar

Não adianta querer deixar o banheiro perfumado sem que ele esteja limpo. Por isso, antes de mais nada, é preciso fazer uma faxina no local. Aproveite para se certificar de que ele só contém coisas que devem permanecer ali. Pois, quanto menos itens o cômodo tiver, menos sujeira ele acumula e mais fácil ele se torna de limpar. Outra dica importante é buscar lavar esse local uma vez por semana, sempre mantendo separado os panos e itens de limpeza utilizados nele.

Para fazer essa faxina no banheiro, você pode utilizar amaciante de roupas para limpar os azulejos ou apostar em uma mistura bastante simples. Basta encher metade de um borrifador com água, finalizar a outra metade com vinagre branco e incluir 30 gotas de óleo essencial. Depois de pronto, é só borrifar essa água perfumada no cômodo, enquanto passa um pano para limpá-lo.

Vaso sanitário

O vaso sanitário é um dos itens que mais precisa de atenção para manter o banheiro perfumado. Por isso, sempre que você for fazer a limpeza do cômodo é bom deixar água sanitária ou desinfetante agindo no vaso por cerca de 10 minutos. Já para mantê-lo com um odor agradável, uma boa ideia é utilizar pastilhas. E se você gosta de DIY’s (faça você mesma em português), nós temos uma receita muito bacana para você:

– Junte 1 xícara de bicarbonato, ¼ de xícara de ácido cítrico alimentício, 1 colher de vinagre branco e 20 gotas de essência da sua preferência. Coloque a combinação em formas de silicone e deixe secar. Depois, basta colocá-las no vaso.

É claro que se você preferir, também existem vários produtos semelhantes que podem ser comprados no mercado. Uma das novidades são os adesivos em gel. Basta tirá-lo da embalagem e utilizar o aplicador para colocá-lo. Esses itens geralmente duram até 5 semanas, com uma média de 12 descargas diárias.

Ralo

Como nós já falamos anteriormente, o encanamento pode ser o problema para o mau cheiro do seu banheiro. Para isso, além dos famosos tampões, existem algumas misturas que você pode jogar no ralo para solucionar essa questão. Uma das mais usadas é colocar 1 colher de sopa de soda cáustica e 1 litro de água a cada dois meses. Você também pode despejar um pouco de desinfetante, se preferir. Outra solução é jogar no ralo (nessa sequência) 1 colher de bicarbonato de sódio, 1 copo de vinagre branco e água fervendo.

Outras dicas

– Aposte em sabonetes cheirosos, velas perfumadas, flores, saches e difusores para manter seu banheiro perfumado.

– Se você gosta de arranjos, que tal fazer um com canela, cravo e outras ervas?

– Lembre-se de abrir as janelas após o banho, para que o vapor saia do cômodo.

– Não esqueça de tirar o lixo e lavá-lo com frequência.

– Para deixar o banheiro perfumado, você também pode colocar na parte de papelão do papel higiênico algumas gotas de óleo essencial.

– Outra ideia é borrifar nas toalhas uma mistura de 1 litro de base para cosméticos com 30 ml de essência de sua preferência.

– Para banheiros de escritório, uma boa ideia é apostar em bloqueadores de odores.

Quer mais dicas como essas?

Voltar