Como manter a casa limpa no inverno

No inverno, é preciso muita atenção para fazer a faxina da casa, para evitar a fácil multiplicação de micro-organismos que são causadores de doenças nessa estação do ano. Muitas pessoas têm a seguinte dúvida:  “a casa fica mais limpa quando fechada ou aberta?” Bom, é claro que, no inverno, a casa fechada fica bem mais aconchegante e quentinha. Porém, é importante que a casa fique aberta pelo menos por 1 hora durante o dia, principalmente na hora da faxina, para que o ar seja trocado, a fim de evitar a proliferação dos ácaros e o surgimento do mofo.  Além disso, os raios solares quebram o ar gelado, matando os fungos e ácaros.

Abaixo, algumas dicas para você seguir, para manter sua casa limpa e arejada no inverno!

Livre-se da poeira: O ideal é fazer uma limpeza diária para tirar o pó, pois é um dos agentes que provocam alergia nessa época do ano. Caso não puder fazer essa limpeza todos os dias, faça pelo menos 3 vezes por semana.

Use panos úmidos: Os panos secos só fazem com que o pó se espalhe mais ainda, por isso, use os úmidos para manter a casa limpa.

Limpe o banheiro: Esse cômodo da casa é o mais propício para a proliferação de bactérias, pois tomamos banhos muito quentes no inverno, fazendo com que a umidade seja maior. Limpe o banheiro sempre que possível e, se você quer acabar com manchas de mofo nos azulejos ou rejuntes, esfregue metade de um limão e depois enxague com água.

Troque a roupa de cama: O ideal é mudar os lençóis após uma semana de uso. Lave os edredons e cobertas que ficaram por muito tempo no armário, pois estes acumulam fungos e bactérias.

Tire os móveis do lugar: A cada 15 dias, tire seus móveis do lugar para limpar a poeira que fica acumulada. Isso faz com que doenças e alergias sejam evitadas.

Tente seguir essas dicas para manter sua casa limpa no inverno!

Voltar