Como limpar sapatos

Peças-chave para montar aquele look de arrasar, sapatos nunca são demais. Porém, em meio a tantos tipos diferentes, ficamos com aquela dúvida sobre a maneira correta de limpar os calçados. O importante é saber que cada material exige um cuidado específico para não danificar o tecido.

Como limpar sapatos de cetim:

Por se tratar de um tecido delicado, o recomendado é usar um pano seco e limpo. Para sujeiras mais difíceis, você pode umedecer levemente o pano e aplicar sobre o calçado, secando em seguida. Em caso de manchas, use sabão neutro ou água com gás, depois passe um pano úmido para remover os resíduos e deixe secar à sombra, em local ventilado.

Como limpar sapatos de couro:

Existem produtos específicos para limpar esse tipo de material, alguns até ajudam a hidratar o couro e preservar a cor natural. O método caseiro também é válido: o recomendado é usar uma toalha úmida e sabão diluído, não se esqueça de limpar a parte interna também.

Como limpar sapatos de nobuk ou camurça:

O primeiro passo é usar uma escova de cerdas macias para remover poeira e demais sujeiras. Passe a escova no mesmo sentido que as fibras do tecido, para não ficar com aspecto de manchado e também para não raspar o material. Se o calçado apresentar sujeiras mais “teimosas”, talvez você tenha que umedecer um pouco a escova. Neste caso, tome cuidado ao limpar o sapato inteiro, para não ficar manchado.

Como limpar sapatos de tecido:

Assim como os de camurça, o recomendado é usar uma escovinha com cerdas bem macias que não danifiquem e nem puxem fios do tecido. Caso precise usar água, a dica é usar um pouquinho de vinagre, ele auxilia no processo de remoção das manchas.

Como limpar tênis:

Esse tipo de calçado é o coringa das caminhadas, academia ou passeio mais descontraído. Uma das dicas para limpá-los é usar um limpa-tênis. É um líquido especial vendido em lojas de calçado, ele é pressurizado, o efeito das bolinhas de gás carbônico ajuda a remover as partículas de sujeira que ficam no tecido. Também são ótimos para deixar as partes brancas (aquelas de EVA) do tênis bem branquinhas e não mancha. Outra dica é lavá-los com água e sabão neutro: separe os cadarços e a palmilha e lave-os em um saco protegido na máquina. Esse cuidado é para não ficar resíduo de sabão no seu tênis, pois ao sol o sabão deixa o tênis amarelado.

Como limpar sapatos masculinos:

Não esquecemos de vocês, meninos! Ou para as meninas que precisam ajudar o marido a limpar o sapato também… Sapatos sociais são inimigos de água, pois podem manchar ou perder o formato. Então, recomendamos aplicar pomadas específicas para esse calçado. Quando for aplicar graxa, tome cuidado para escolher o mesmo tom que o material. Se o sapato tiver cadarço, remova-os quando for aplicar os produtos, para não manchar.

Gostou das nossas dicas e cuidados? Curta nossa página no Facebook e receba mais dicas de organização!

Voltar