Como limpar objetos de bebê

Quando as crianças são pequenas ou quando temos bebês em casa, precisamos aprender a limpar os objetos deles de maneira correta, para que eles não corram o risco de pegar doenças e também por questão de higiene. Praticamente tudo que fica na altura da boca e das mãos dos pequenos deve ser mantido limpo com certa frequência. Já que estamos no mês das crianças, nada melhor do que ter dicas de limpeza especial para eles!

Tenha em mente que limpar os objetos da criança uma vez por semana já é suficiente. Não há necessidade de limpar todos os dias. A não ser que seja um cadeirão, por exemplo, que fica com restos de comida todos os dias. Assim que o bebê utilizá-lo, já limpe-o para economizar tempo. Quanto antes, melhor!

Para limpar o cadeirão, passe uma esponja com água e sabão. Se for uma sujeira mais persistente, limpe-o com álcool 70%.

Na hora de limpar o carrinho e o bebê conforto, as partes de metal e as rodinhas devem ser higienizadas com álcool. Use capas protetoras e, quando elas estiverem sujas, coloque-as na máquina (se o assento não for destacável).

Tome cuidado ao escolher os produtos para limpar os objetos de crianças. A pele deles ainda é muito sensível e costuma apresentar irritações e alergias se em contato com produtos fortes. A dica é: esqueça os fortes e adote os produtos neutros, como sabões neutros, biodegradáveis ou orgânicos.

Uma dica de ouro é prestar atenção nas etiquetas dos produtos, pois existem dicas de lavagem, instruções de uso e quais produtos de limpeza utilizar em certos tecidos. É importante verificar essas etiquetas para que os objetos durem mais tempo e não sejam danificados rapidamente.

Muitas vezes, a cadeirinha do carro é um dos objetos das crianças mais esquecidos pela limpeza. Para limpá-la, utilize duas colheres de sopa de água sanitária misturadas com um litro de água e utilize para higienizar a cadeirinha. Passe com um pano úmido a cada duas semanas para manter a limpeza.

Para esterilizar mamadeiras e chupetas, coloque um pouco de água numa panela e insira a mamadeira, os bicos e as chupetas. Tampe a panela. Assim que a água começar a ferver, espere 10 minutos e retire com uma pinça os objetos lá de dentro. Guarde-os em um recipiente limpo e coberto e espere secar.

Voltar