Como limpar o interior do carro

Com a rotina agitada da vida moderna, é comum que o interior do carro fique sujo, atraindo ácaros, bactérias e fungos. O costume de comer fast food dentor do veículo – geralmente por falta de tempo – acaba deixando manchas de gordura, de líquidos e restos de comida pelo chão e bancos. Se você está pensando em mudar esta cena leia as dicas de como limpar o interior do carro:

Carpete – Aspire os carpetes uma vez por semana. Retire-os para lavar mensalmente.

Tecido – Para retirar manchas, passe um pano úmido com sabão líquido ou álcool. Uma escova de dentes também pode ser utilizada, caso o pano não retire tudo. Limpe fazendo movimentos circulares. Sabe aquelas farofinhas que ficam nos bancos? Se você enrolar na mão uma fita plástica com a cola virada para fora e passar nestes lugares, elas saem facilmente.

Plástico – Faça o mesmo processo: passe um pano úmido com sabão líquido ou álcool. Uma escova de dentes também pode ser utilizada, caso o pano não retire tudo. Limpe fazendo movimentos circulares. Depois, passe silicone nas partes plásticas para deixá-las sem arranhões.

Não se esqueça que o porta-luvas precisa ser limpo a cada quinze dias. Organize o local e jogue no lixo flyers desinteressantes e outros objetos sem utilidade.

Vidro – Passe um pano com limpa-vidros em todas as janelas, não apenas as da frente.

Couro – Evite expor ao sol os bancos de couro, para não permitir que resseque e fique quebradiço. Não utilize silicone sobre o material. Se houver arranhões, passe um pouco de cera na mesma tonalidade do couro e espalhe até eles desaparecerem.

 

Outras Dicas:

– Limpe o filtro de ar uma vez ao ano.

– Não fume dentro do carro e evite comer, para que os possíveis restos que caírem por ali não apodreçam. Bebidas são permitidas se houver um porta-copos.

– Durante uma longa viagem, principalmente na companhia de crianças pequenas, pequenas refeições são inevitáveis. Neste caso, quando retornar, mande fazer uma limpeza especializada.

– Mantenha uma sacolinha plástica enganchada no câmbio de marcha e outra no porta-luvas para eventuais necessidades.

– Capas para assentos facilitam na hora da limpeza e podem ser trocados facilmente. Indicado para famílias com crianças pequenas.

– Não entre no carro se você estiver molhado, pois a umidade pode deixar o ambiente com odor forte.

– Abuse de desodorizadores de ar.

– Em dias de calor excessivo, passe um pano úmido no volante para retirar o suor que passado da mão.

– Se você morar em cidade de praia, cuidado para não deixar cair areia no tecido. Eles são difíceis de extrair.

 

Objetos proibidos:

– Palha de aço, detergentes que contenham solvente, produtos abrasivos e objetos cortantes.

 

Voltar