Como limpar e organizar maquiagem

Na hora de dar aquele tapa no visual, nada melhor do que ter todos os acessórios para maquiagem, limpinhos e arrumados, né?! Mesmo que na correria do dia a dia passe batido alguma coisa, saiba que o recomendado é limpar os equipamentos de maquiagem a cada 15 dias, e se forem de uso recorrente, indica-se uma vez por semana. Mas fique tranquila, com alguns segredinhos você vai virar expert em conservar sua maquiagem!

Batons

Nunca os deixe destampados. Isso evita que resseque e também que armazene bactérias, afinal, ele terá contato direto com a sua boca. Para limpá-lo, o recomendado é usar um desinfetante de cosméticos.

Cílios postiços

Para limpá-los, aplique álcool isopropílico, você pode usar um borrifador ou colocar em um recipiente. Uma dica é usar o pincel de rímel, também limpo, para auxiliar no processo.

Pincel de rímel

Para limpar o tubo, use lenços umedecidos ou toalhas de papel. Já o pincel, deixe de molho em um copo com uma solução de água com gotas de shampoo. Enxague bem em água corrente e seque com pano seco.

Pincéis

Pincéis de blush, sombra e demais tipos de pó, podem ser limpos com produtos para limpeza rápida. Mas recomenda-se que, uma vez ao mês, lave-os com shampoo, igual o indicado para pincéis de base, corretivo e delineador. Para fazer isso, umedeça as cerdas com ´zgua morna, coloque um pouco de shampoo na mão e esfregue o pincel no sentido frente/trás, sem fazer círculos para não deformar os fios. Enxágue bem e seque-os com um pano seco.

Muito importante tomar cuidado para não umedecer o cabo do pincel ou a parte que une as cerdas, para que a água não afete a cola. Se preferir, você também pode usar um secador de cabelo para acelerar o processo, mas use ar morno e mantenha uma pequena distância, para não deformar. Uma dica para deixar as cerdas mais volumosas e macias é usar um pouquinho de condicionador na hora do enxágue.

Curvex

Primeiramente, deve-se retirar o excesso de maquiagem que ficou no aparelho. Para isso, você pode usar um algodão umedecido com removedor de maquiagem, caso não tiver, pode ser óleo de amêndoa mesmo. Depois disso, use um pano úmido, em uma mistura de detergente neutro e água, para retirar os resíduos da etapa anterior. Enxágue bastante e depois seque com cuidado todas as partes do aparelho.

Organização

Tão bom quanto ter toda a maquiagem bem limpinha é deixá-las sempre à mão. Para organizá-las, a dica é abusar da sua criatividade. Se você gosta de trabalhos artesanais, dá para personalizar copinhos, potes e até mesmo fundos de garrafas para criar um porta pincéis. Outro segredo é usar forminhas de gelo e divisor de talheres para colocar maquiagens. Já se você prefere investir um pouquinho, dá para comprar organizadores de maquiagens, gaveteiros e caixinhas de acrílico para guardá-las!

Evite armazenar sua maquiagem em lugares úmidos, para proteger de danos e evitar a proliferação de bactérias. Outra dica para facilitar a vida, é deixar em lugares de fácil acesso as maquiagens que você mais usa e guardar em caixinhas aquelas que você usa de vez em quando.

Vale destacar que a maquiagem é algo que está constantemente em contato com a sua pele, por isso, deve estar livre de impurezas e bactérias, além é claro, que a limpeza ajuda na conservação dos acessórios.

Gostou das nossas dicas de cuidado? Curta a nossa página no Facebook para receber mais dicas de organização!

Voltar