Como limpar a casa de praia

Uma das coisas mais preocupantes quando você pensa em como limpar a casa de praia é a maresia. Afinal, ela pode corroer boa parte dos seus móveis. Por isso é importante reduzir seu impacto ao manter a casa limpa e organizada. Pensando nisso, separamos algumas dicas que certamente vão te ajudar com essa tarefa.

Água

Quando pensamos em como limpar a casa de praia, de campo ou na cidade, geralmente escolhemos a água como aliado. Porém, como a maresia é um fator inevitável em imóveis praianos, o ideal é utilizar o mínimo de água possível na limpeza. Nesse caso, você deve pensar em uma faxina a seco, apostando em panos, aspirador e vassouras. Também não é recomendado misturar dois ou mais produtos de limpeza. Foque em apenas um que seja indicado para o item que você deseja limpar.

Chão

Se você está pensando em como limpar a casa de praia sem água, especialmente o chão, a resposta é simples. Você pode usá-la, mas pouco. Misture um pouco de água com sabão ou com água sanitária, no caso de rejuntes e azulejos.

Parede

As paredes sempre precisam ser limpas de vez em quando, mas quando o mar está por perto, essa frequência pode aumentar. Isso se deve por causa do mofo. Para resolver esse problema, use água morna com bicarbonato (1 colher). Utilize uma esponja não abrasiva para passar a mistura e deixe secar.

Metais

Esses estão entre os mais prejudicados pela maresia, pois enferrujam com facilidade. Por isso, na hora de escolher peças para a casa, evite as que contem metal e ferro. Nesse caso, prefira o inox. Para limpá-lo, aposte em produtos específicos e não use bucha de lavar louça, pois ela pode arranhar o material.

Sofá

Outro problema comum quando pensamos em como limpar a casa de praia é o mofo. E é bastante comum que ele apareça em sofás. Para removê-lo, utilize um shampoo neutralizador, espalhando com aspirador com filtro de água e deixe secar na sombra.

Antes de ir embora

Para preservar sua casa, móveis e aparelhos durante o restante do ano, existem algumas coisas que você deve fazer. Por exemplo:

– Antes de guardar, limpe eletrodomésticos com anticorrosivo e deixe secar. Se algum deles estiver descascando, use uma lixa para ferro e passe esmalte de unhas por cima (de preferência da mesma cor do produto).

– Aparelhos eletrônicos são os que mais são sofrem com a maresia. Por isso, procure deixá-los cobertos com capas. E não esqueça de desligá-los.

– Mantenha armários abertos e coloque um pedaço de giz ou carvão dentro deles. Esses itens absorvem a umidade.

– Sempre tire e lave a roupa de cama, dessa forma os colchões não ficam abafados durante o ano.

– Para evitar o mofo, veja se existe a possibilidade de deixar uma janela aberta, para manter a casa ventilando.

– Lave com água potável qualquer item que teve contato com água salgada e deixe secar no sol. Só guarde depois disso.

Voltar