Como lavar tapete felpudo

Uma das grandes tendências nas decorações de casas brasileiras e internacionais são os tapetes com pelos altos. Especialmente em cidades mais frias, eles são grandes aliados para trazer mais conforto e aconchego para os lares. Mas não é só para isso que eles servem. Os tapetes, de modo geral, também ajudam a separar os ambientes. Sem falar que são excelentes soluções para reduzir o barulho nos apartamentos. Usados principalmente em salas e escritórios, esse modelo geralmente é produzido com lã, algodão ou shaggy. Apesar de fornecerem muitos benefícios, o fato de ter os pelos altos facilita o acúmulo de sujeira, umidade e pó. Além de também poder causar alergias e outros problemas respiratórios, por causa da proliferação de fungos, bactérias e ácaros. Por esse motivos, é fundamental que eles sejam higienizados corretamente. É claro que o ideal é recorrer a uma empresa especializada. Mas, se você deseja saber como lavar tapete felpudo em casa, confira as dicas a seguir.

Como tirar manchas

Caiu líquido no seu tapete e você quer evitar manchas? O ideal é retirar o máximo possível do fluido usando um papel absorvente. Depois disso, passe um pano com água morna e espere secar. Se a mancha ainda estiver lá, junte ¼ de xícara de sabão líquido neutro com um litro de água. Misture bem até que se forme uma espuma e aplique na região, esfregando, em movimentos circulares, com uma escova de cerdas macias. Afinal, as que possuem cerdas mais firmes podem danificar o tapete. Quando perceber que a mancha foi eliminada, basta limpar com um pano úmido com água e usar um secador de cabelos para secar a região.

Como lavar?

Talvez você não saiba, mas o vinagre é um excelente aliado para a limpeza da casa. Além de matar microorganismos, ele também é famoso por ser um desinfetante natural. Por isso,

se você deseja aprender como lavar tapete felpudo, saiba que ele vai te ajudar muito com isso. Uma situação bastante comum em casas com pets é a possibilidade do bichano urinar no tapete. Se isso acontece com frequência no seu lar, já deixe um borrifador com vinagre não diluído pronto para ser usado nessas circunstâncias. Assim que perceber que o animal fez isso, tente absorver o máximo que conseguir usando toalhas de papel. Depois, borrife o líquido no local e deixe secar naturalmente.

Lavar a seco

Já, se você quer saber como lavar tapete felpudo a seco, vai precisar de amido de milho ou aveia e bicarbonato de sódio. Juntos, eles ajudam a sugar a sujeira do tapete. Para isso, basta misturar ambos e jogar o pó no tapete. Espere agir por 30 minutos e passe o aspirador de pó. Está preocupada (o) com a possibilidade do seu aspirador sugar também os fios do tapete? É só colocar um tecido de nylon sobre ele. Também procure sempre aspirar no sentido dos fios. Dessa forma, você prolonga a vida útil do item e ainda deixa ele parecendo novo.
Voltar