Como guardar alimentos corretamente na cozinha

Cada casa possui um lugar específico para guardar os alimentos. Porém, você sabia que a forma de armazenar a maioria dos produtos pode influenciar diretamente no sabor, textura, valor nutritivo e, principalmente, na durabilidade deles? Pensando nisso, decidimos te ensinar como guardar alimentos que você consome regularmente! Confira:

Batatas, cebolas, alhos e tomates

Esses alimentos estão juntos nessa categoria, pois eles possuem algumas necessidades semelhantes. A batata, por exemplo, não deve ser armazenada na geladeira, pois a baixa temperatura pode fazer com que o amido produza uma substância prejudicial à saúde. Já a cebola, pode cristalizar por causa do frio. Sem falar que ela pode alterar os outros produtos com seu cheiro. O alho tem uma durabilidade muito maior fora da geladeira. Porém, se ele for descascado ou picado, essa afirmação muda e ele precisará ser refrigerado. Finalmente, o tomate não amadurece direito dentro da geladeira e quanto mais maduro, mais doce e benéfico para a saúde ele é. Afinal, com o tempo, a quantidade de licopeno aumenta. Esse antioxidante é um ótimo aliado na prevenção ao câncer.

Por essas razões, esses alimentos devem ser guardados em locais escuros e frescos. Você pode optar por gavetas, potes ou cestas dentro da despensa ou cozinha.

Ovos

Se você deseja aprender como guardar alimentos, este deve ser um dos primeiros itens da lista. Apesar de muitas geladeiras deixarem um espaço reservado para os ovos nas portas, esse não é o melhor local para armazená-los. Pois, esse espaço tem muita variação de temperatura, sem falar que por ter movimento constante, pode causar fissuras nos ovos. Por isso, a melhor opção é deixá-los no interior da geladeira, de preferência, nas prateleiras mais baixas.

Verduras

As verduras, por serem mais frágeis, devem ser colocadas na parte de baixo das geladeiras. Por isso que a maioria dos refrigeradores possuem gavetas nesta região. Pois, dessa forma, elas se mantêm frescas e ao mesmo tempo não sofrem com o frio. Sempre armazene-as secas e em recipientes com pouco ar, como potes e sacos vedados.

Temperos

Cada um tem a sua particularidade, mas se você deseja saber como guardar alimentos, no geral, os temperos preferem a temperatura ambiente. Esse é o caso do azeite, por exemplo, que além disso, também deve ser deixado longe da luz. O vinagre, em compensação, só deve ser mantido fora da geladeira caso o clima seja ameno. Se estiver muito quente, o ideal é refrigerá-lo, para evitar alterações no gosto, aparência e cheiro.

Café

É comum encontrar pessoas que guardem o café dentro da geladeira e isso de fato aumenta a durabilidade do produto. Porém, tenha certeza de que ele está bem vedado. Caso contrário, ele não só poderá absorver outros aromas e gostos, como também poderá alterar os demais alimentos da geladeira. Além disso, antes de prepará-lo, você deve deixar a porção que será utilizada atingir a temperatura ambiente.

Laticínios

Os laticínios estão entre os alimentos que mais precisam de refrigeração. Por esse motivo, eles devem ser armazenados sempre na prateleira mais alta da geladeira, que é o espaço com temperatura mais baixa.
Voltar