Como fazer uma festa junina na quarentena?

Chegou o mês de uma das comemorações mais tradicionais do nosso país: a festa junina. É claro que, por causa do coronavírus, não vai ser possível reunir várias pessoas para fazer um arraial. Mas isso não quer dizer que você não possa se divertir e aproveitar essa celebração temática. Para te provar isso, a seguir vamos te dar ideias de como fazer uma festa junina para você se divertir com os amigos e familiares, mesmo que à distância.

Decoração

Essa dica vale especialmente para quem mora com outras pessoas. Afinal, se seus familiares estão vivendo na mesma casa que você, não há motivos para não enfeitar um pouco o seu lar. Até porque, a decoração para festa junina é bastante simples de fazer. Algumas bandeirinhas coloridas já podem ser suficientes. Elas podem ser feitas com diferentes materiais, como cartolina, EVA, folha sulfite, papel de seda e até mesmo jornal e revistas. Recorte-as, cole em um barbante e coloque em locais estratégicos da casa. Outra dica bacana é improvisar uma fogueira falsa. Você pode fazer isso com um pouco de papelão, EVA e papel celofane.

Roupas

Que tal combinar com seus familiares de cada um colocar roupas que remetem à festa? Se não tiver nenhuma típica, pode improvisar com uma camisa xadrez, chapéu de palha, bigode e tranças para as mulheres. Caso a comemoração seja à distância, essa também é uma boa ideia, pois certamente você e seus amigos vão se divertir muito analisando as produções de cada um.

Músicas

Se tem uma coisa que não pode faltar em uma festa junina são as músicas típicas. Além das tradicionais quadrilhas, como “Pula Fogueira”, você pode colocar sertanejo, forró, xote e baião para tocar. Também vale a pena ficar de olho na programação de lives, pois é provável que vários artistas estejam se preparando para fazer alguma coisa especial neste mês.

Cardápio

Independente se você mora sozinha ou não, ter comidas típicas certamente vai te fazer entrar no clima da festa. Sem falar que os doces e salgados servidos nas festas juninas são deliciosos. Dentre os principais, estão: curau, milho cozido, pipoca, pinhão, pamonha, paçoca, bolo de fubá, quentão, pé-de-moleque, canjica, arroz doce, entre outros. Se você gosta de se aventurar na cozinha, pode aproveitar para testar novas receitas. Mas, se não gosta muito de cozinhar, também pode comprar online e pedir para entregarem na sua casa.

Brincadeiras

Como as aglomerações não são permitidas, decidimos passar algumas sugestões de brincadeiras que podem ser feitas pelo celular ou computador. Os tradicionais Uno, Ludo, Cidade Dorme e Stop já possuem versões online. Os três primeiros são aplicativos para Android e iOS, enquanto o último pode ser jogado nesse site. Outras opções são o jogo Risk, aplicativo inspirado no War, e Gartic, que se assemelha ao Imagem e Ação.

Com todas essas dicas, você já sabe como aproveitar a festa junina durante essa fase de isolamento social. Lembrando que, só vale reunir pessoas que estão morando na mesma casa que você. Para ver e aproveitar com o restante dos amigos e familiares, vale a pena usar o WhatsApp, Skype, Hangouts e tantas outras opções para fazer ligações por vídeo.

Para saber como se proteger durante a pandemia, clique aqui.

 

Voltar