Como fazer uma faxina completa em casa

No começo do ano, as pessoas geralmente estão com diversas metas e objetivos. E uma ótima forma de dar uma renovada no ambiente e preparar o espírito para coisas novas é separar um tempo para fazer uma faxina completa em casa. Afinal, um espaço organizado, limpo e funcional te esperando é tudo de bom, não é mesmo?

Se você é acostumada a manter uma limpeza metódica em sua casa, dar aquela “geral” é mais fácil, já que não terá muito acúmulo e sujeirinhas mais difíceis de limpar. Além disso, é claro, você terá um espaço previamente organizado, o que facilita o processo.

A primeira dica é limpar cômodo por cômodo. Você pode optar por começar pelo banheiro, que normalmente é a prioridade, ou então comece por onde quiser. Se preferir, imagine um “trajeto” na sua casa, de alguém entrando pela porta da frente e visitando cada espaço. Agora, comece a faxina completa pelo inverso desse caminho!

 

Faxina completa no banheiro

Comece tirando os acessórios, toalhas, lixeira, tapetes e demais itens que atrapalhem a limpeza e em seguida higienize o vaso sanitário deixando o produto agir, quando voltar basta esfregar e enxaguar. Enquanto isso limpe a pia e a bancada com detergente neutro.

Depois disso, limpe o espaço do banho. Com auxílio de esponja e detergente lave os azulejos e com uma escova remova toda a sujeira das frestas. Não esqueça o trilho do box e da janela, caso tenha.

Se a parede do seu banheiro também for de azulejos, repita o mesmo procedimento. Para minimizar esforços físicos, aposte na solução água morna +  vinagre. Essa mistura ajuda a amolecer e soltar com mais facilidade resíduos e manchas. Uma vez limpa as paredes, prossiga para o chão. Jogue água e sabão e depois esfregue, finalize secando o chão e repondo os acessórios.

 

Faxina completa nos quartos

Por se tratar do ambiente de repouso, este merece estar completamente livre de impurezas e ácaros. Comece limpando as janelas: você pode usar o aspirador para remover a poeira das esquadrias e depois com um pano úmido limpar os vidros. Para não deixar as janelas manchadas, passe um pano seco ou jornal para secar.

Se os móveis forem soltos, tire-os (com cuidado) do lugar para limpar. Esvazie o guarda-roupa, cômoda, estante e baús, passe um pano umedecido com uma solução de vinagre e água morna para remover toda a poeira e também prevenir a formação de bolor e mofo, em seguida recoloque os itens. Se quiser mais algumas dicas, veja o nosso texto de como organizar o closet.

Sempre deixe o chão por último, assim você remove as sujeiras que caírem durante os processos anteriores. Aspire os tapetes e o chão e depois passe um pano úmido com limpador geral.

 

Faxina completa na sala

Assim como nos quartos, comece a faxina completa pelas janelas. Se possuir ventiladores de teto, não esqueça de passar um pano úmido nas pás. Depois, aspire as cortinas e limpe todos os móveis, retirando objetos para não deixar nenhum espaço para trás. Aspire o chão e passe um pano úmido com limpador de uso geral.

 

Faxina completa na cozinha

Por se tratar de um cômodo que envolve a manipulação de alimentos, a faxina completa na cozinha deve ser minuciosa e mais constante. Como ela dá um pouquinho de trabalho, vale dar uma pausa para o descanso.

Esvazie todos os armários, passe um pano úmido e depois seque com outro pano. Reponha os itens devidamente organizados, respeitando cada espaço e deixando à mão aqueles de uso mais frequentes. Depois, limpe os eletrodomésticos: micro-ondas, geladeira, fogão, coifa e demais. Se os seus móveis forem afastados do chão, você pode jogar água no piso, lembrando de limpar bem embaixo das coisas.

 

Depois de tudo isso você merece uma gratificação, né?! Vale um passeio no shopping, com direito a umas comprinhas básicas, ou um jantar em um bom restaurante. E antes de colocar a “mão na massa”, não esqueça de curtir a nossa página no Facebook para receber mais dicas de organização!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Voltar