Como fazer backup dos arquivos de seu computador

As pessoas nunca lembram ou dão o devido valor ao backup: até o dia que, infelizmente, acontece algum problema. É neste momento que elas se arrependem de não ter reservado dez minutos da semana para realizar a tarefa. Por isso, duplicar os arquivos mais importantes é a maneira mais segura de reavê-los depois. Afinal, contar com a sorte não é sábio!

As mídias físicas mais utilizadas são as mais comuns: DVDs, pen drives e HDs externos. Se sentir a necessidade, principalmente se você possui arquivos essenciais, faça backup em mais de uma das opções. Fotos, documentos, planilhas, apresentações, páginas de favoritos… Não deixe nada de fora!

Programas também precisam ser gravados? Depende. Se o seu computador está lotado de programas que você realmente necessita, o backup completo compensa. Caso contrário, eles só tomarão espaço no drive. E você pode sempre baixar os programas novamente. O sensato, para casos de programas comprados, é guardar os números de série em um local que você consiga encontrar facilmente depois.

Outra opção é utilizar a mídia virtual Dropbox, um aplicativo de armazenamento online. Nos primeiros 2GB, o serviço é grátis. Após esta quantidade, é necessário pagar um valor em dólares. Por que compensa? O futuro do armazenamento de dados é a internet, desapegando cada vez mais das mídias físicas.

Quer aprender a fazer um backup? Siga as instruções!

 

Porta-Arquivos

Conecte o drive na porta USB e abra a janela correspondente. Clicando no botão direito do mouse e escolhendo o botão “Novo/New”, você pode encontrar o “Porta-Arquivos” (ou “Briefcase”). É nesta pasta que você vai guardar os arquivos. Para atualizá-los, é só clicar novamente com o botão direito do mouse e escolher a opção.

 

Time Machine

Na pasta “Aplicativos” (ou “Applications”), configure o drive e em “Opções”, escolha os arquivos desejados. O programa mantem salvo várias pastas com os diferentes backups realizados, caso seja necessário recuperar algum deletado há tempos. Ele tem a opção de fazer um backup completo, para que seja possível devolver tudo ao seu devido lugar após uma formatação ou troca de disco rígido. A restauração de algumas das versões do backup é fácil de ser feita, assim como a atualização.

 

Voltar