Como economizar na cozinha

Para muitas famílias, o valor gasto em alimentação é um dos itens que mais pesa no orçamento familiar, ainda mais se você faz todas as suas compras em mercados. Atualmente, os preços dos produtos vêm aumentando cada vez mais, a cada dia que passa. As pessoas já estão tentando mudar seus hábitos para economizar, mas é uma tarefa difícil, pois querendo ou não, somos acostumados com um certo hábito de consumo e mudá-lo de uma hora para outra é complicado, porém necessário.

Pensando em economia na cozinha, a Benfatto Organiza preparou algumas dicas para você!

Planejamento

1. Faça um planejamento mensal de compras, para evitar a ida ao mercado toda semana. Isso faz com que você consiga planejar as refeições e também os gastos no mês inteiro, ao invés de gastar um pouquinho a cada ida no mercado semanalmente.

2. Caso não consiga fazer um planejamento mensal, faça um semanal, mas vá ao mercado somente uma vez na semana para evitar muitos gastos.

3. Faça uma lista de compras para evitar levar produtos que não são necessários.

4. Aproveite as promoções para gastar ainda menos!

5. Além disso, tente comprar frutas, verduras e legumes da estação em feiras de rua, pois são produtos bem mais baratos do que os oferecidos no mercado, além de terem melhor qualidade.

Armazenamento e preparo

1. Para evitar o desperdício de alimentos, congele-os antes que estraguem.

2. Para economizar energia e não usar o micro-ondas por muito tempo, descongele os alimentos em temperatura ambiente.

3. Escolha receitas que utilizem o mesmo ingrediente para economizar nas compras.

4. Você pode reutilizar diversos alimentos em outras receitas, por exemplo: pão amanhecido pode virar torradas, bolos, tortas, pudim, etc.

5. Se você fizer dois pratos vegetarianos na semana, você conseguirá economizar dinheiro em relação a carnes e peixes.

6. Se você quer reavivar folhas murchas de vegetais, basta mergulha-las em água quente por um minuto e em seguida colocar em água gelada com vinagre.

Voltar