Como a desorganização pode prejudicar a sua vida

Sem você nem mesmo perceber, a desorganização e a bagunça podem acabar acontecendo em casa. Um dia você esquece o casaco pendurado na cadeira da sala, no outro esquece o copo de água na estante, aquele prato do lanchinho da noite também acaba ficando no quarto… E assim vai.

A desorganização pode prejudicar (e muito) a sua vida, tanto no sentido de desconforto dentro de casa, que é um lugar para você descansar, quanto nos estudos, por exemplo. Veja abaixo algumas consequências que a desorganização pode trazer para a sua vida:

Estresse:

Um dos principais problemas que a desorganização pode trazer para os moradores da sua casa é o estresse e o mau humor, e isso é comprovado por estudos – um estudo americano do Centro de Estudo das Vidas Cotidianas e das Famílias (CELF), da Universidade da Califórnia, detectou uma ligação direta entre os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) e a quantidade de objetos espalhados em um ambiente. Quanto maior a bagunça, mais estressados eram os moradores.

Desconforto:

Uma casa arrumada é sinônimo de bem-estar e, consequentemente, de um ambiente de descanso e relaxamento. O contrário disso causa desconforto e até mesmo infelicidade, segundo o psiquiatra Leonard F. Verea. A explicação dele é que, quanto mais bagunçada é a casa, mais problemas ela traz, causando mais estresse e danos mentais para os moradores.

Falta de foco, queda no rendimento e na produtividade:

Quando você se depara com a bagunça, não sabe direito por onde começar a arrumar aquilo tudo. O nosso cérebro não consegue prever com facilidade uma solução para determinadas tarefas e, com isso, vem novamente o estresse, a falta de paciência e falta de tempo. Você pode acabar gastando energia para deixar as coisas no lugar e, consequentemente, não vai ter energia o suficiente para fazer tarefas mais importantes. A desorganização pode inclusive te atrapalhar nos estudos e no trabalho!

Prejudica a saúde:

O acúmulo de objetos em um ambiente pode juntar bastante poeira e trazer problemas respiratórios e alergias para os moradores da casa, como rinite e asma. Em casos mais extremos, pode acontecer o surgimento de bolor e bactérias, que podem trazer problemas mais sérios. Cuide-se!

Perda de itens importantes:

Uma das situações mais comuns para quem se encontra na desorganização com frequência é perder itens importantes, como documentos, por exemplo. Sempre existe aquela “gaveta dos cacarecos” cheia de papéis, contas e documentos antigos… A solução é, de tempos em tempos, fazer uma limpa nessa papelada!

Para mais dicas, siga a Benfatto no Facebook! 🙂

Voltar