Como decorar o home office para melhorar sua produtividade

Se antes, muitas pessoas já consideravam importante ter um escritório em casa, hoje é essencial possuir um ambiente com essa finalidade. Afinal, com a pandemia do coronavírus, boa parte dos profissionais passaram a atuar em home office.

Apesar dessa modalidade de trabalho ser mais prática e, é claro, manter as pessoas em segurança, ela também está envolta de uma grande dificuldade: manter a produtividade alta. Aqui nós já te demos 5 dicas para ser mais produtiva em casa, mas é importante ressaltar que a decoração é um dos elementos que mais influenciam na sua eficiência. Por essa razão, separamos 6 dicas sobre como decorar home office para melhorar sua produtividade.

Defina o estilo

A primeira coisa que você deve definir na hora de decorar home office é o estilo que será utilizado. Como o escritório é na sua casa, uma boa dica é fugir um pouco da seriedade dos escritórios convencionais. Para isso, você pode mesclar tons neutros com elementos coloridos e dar preferência para itens decorativos que remetam à sua personalidade. Ao utilizar seus hobbies como referência, você consegue deixar o espaço mais agradável e, com isso, será mais fácil passar várias horas no local.

E mesmo que você não tenha muito espaço disponível, ainda existem formas de deixar o ambiente acolhedor. Utilizar quadros é a melhor forma de decorar sem ocupar muito espaço. Você pode investir em um conjunto ou até mesmo brincar com estilos, cores e molduras diferentes.

As melhores cores para o seu home office

Você já deve saber que as cores influenciam diretamente no nosso humor. Por esse motivo, é importante ter atenção ao escolher as tonalidades para decorar home office. É claro que o branco é sempre bem-vindo e dificilmente você vai errar ao escolher essa cor. Mas outros tons também podem ser perfeitos para o seu ambiente.

Iluminação correta

A iluminação é um dos fatores que mais influenciam na produtividade. Sendo assim, a nossa principal dica é fazer o possível para aproveitar a luz natural. Afinal, a luz solar te mantém acordada, faz com que você se sinta mais disposta e ainda regula a temperatura do ambiente. Consequentemente, sua produtividade aumenta de forma considerável.

Mas é claro que, mesmo que o seu home office aproveite a luz solar, também será necessário investir em iluminação artificial. Nesse sentido, as lâmpadas brancas são as melhores opções. Elas aumentam a concentração e são perfeitas para aqueles dias em que você precisa estender o horário de trabalho.

Finalmente, não podemos deixar de citar as luminárias. Além de serem itens incríveis para compor a decoração, elas ainda te ajudam a reforçar a iluminação caso o ambiente seja muito escuro.

Dica extra: se você utiliza computador, esteja atenta ao reflexo da luz na hora de definir o local onde a mesa será posicionada.

A importância da mobília

É claro que você deseja que seu home office seja bonito e agradável. Mas a verdade é que de nada adianta ter móveis lindos se eles não são confortáveis. Lembre-se que você vai passar muitas horas sentada e que escolher os móveis errados pode até mesmo te causar lesões.

A cadeira é o item que mais requer atenção. Invista em um produto de qualidade e na hora da compra, verifique se ela é confortável, se ela se adequa bem à sua lombar, se os seus pés se mantêm apoiados no chão, se ela é regulável e se há apoio para os braços. Além disso, não esqueça de considerar as medidas da mesa, para garantir que sua postura ficará correta na hora do trabalho.

Sem bagunça

A bagunça é uma das grandes inimigas da produtividade e para que seu home office seja um espaço agradável, é importante que ele seja prático e funcional. Gavetas, organizadores, prateleiras e nichos são perfeitos para evitar que o espaço acumule bagunça.

Mas, mais importante do que ter esses recursos, é saber utilizá-los. Por essa razão, defina um lugar para cada coisa, levando sempre em consideração a frequência com que elas são usadas. O que você utiliza diariamente deve ser posicionado em locais mais acessíveis. Dessa forma, você economiza tempo e evita distrações.

Tenha um local para descanso

Você pode até achar estranho ter um espaço para descanso próximo ao seu home office. Mas a verdade é que existem inúmeras vantagens em reservar um cantinho para relaxar, como redução do estresse, aumento da criatividade e melhora do humor.

Sem falar que se você incluir plantas no ambiente, ainda consegue aumentar a umidade do ar e diminuir o pó do local. E se você está na dúvida sobre qual escolher, neste texto nós te contamos quais são as mais indicadas para decorar home office. Além das plantas, é interessante ter uma poltrona confortável e até mesmo uma mesinha para café. Livros e revistas também são bem-vindos para compor a decor e te entreter nas pausas.

Agora que você já sabe a importância da organização e da decoração para se manter produtiva trabalhando em home office, clique aqui e confira os melhores produtos organizadores para que o seu local de trabalho esteja sempre em ordem.

Voltar