Como cuidar das roupas de lã

Manter as roupas de lã de forma que elas durem requer um certo cuidado. Elas são feitas de fibra naturais, por isso facilmente encolhem e enchem de bolinhas, o que as deixa com aspecto de velhas. Mas você pode evitar que isso aconteça seguindo as nossas dicas de como cuidar das roupas de lã!

Faça a si mesma a seguinte pergunta, primeiramente: a peça necessita ser lavada? Se não apresentar odores ou manchas, elas podem ser lavadas apenas no final do inverno, não é preciso realizar esta tarefa com tanta frequência. Se sim, então siga as instruções de lavagem contidas na etiqueta.

Para começar, é recomendável a lavagem à mão, sempre que possível. Caso não tenha como fazer isso, coloque a peça em protetores e configure em modo ‘delicado’. O jeito de evitar as terríveis bolinhas é colocar a roupa do avesso. Deixe de molho em água fria – e não quente, como muitos acreditam – com um pouco de sabão neutro e amaciante.

Retire após dez minutos e enxague bem, sem esfregar. Torça levemente para tirar o excesso de água. O próximo passo é colocar no varal? Nem pense nisso! Pendurar uma peça de lã a deixa com vincos duros de tirar depois, uma vez que não é recomendável passar a ferro. A solução é deitá-la em cima de uma toalha, na sombra. E se algum vinco aparecer, por acaso, a saída é colocar em um cabide e pendurar no banheiro enquanto alguém estiver tomando um banho quente, o vapor úmido resolve problemas assim.

Deste jeito, suas roupas de lã vão durar muito tempo!

 

Voltar