Como arrumar a mesa de maneira formal

Você sabia que, dependendo da ocasião, a forma de arrumar a mesa muda? Pois é! Os talheres de um lado, mais de um talher, que tipo de copo colocar, de que lado… Todos esses são detalhes que mudam se o prato servido for formal de café da manhã, almoço ou jantar, por exemplo. Segundo as regras de etiqueta, existem maneiras certas de arrumar a mesa para cada refeição. Veja só:

Para o café da manhã

cafe da manha

O ideal para o café da manhã é arrumar assim: guardanapo, garfo e prato de sobremesa do lado esquerdo, o prato principal (médio) no meio, faca, colher para o café, colher de sobremesa, pires, xícara e um copo do lado esquerdo.

Para o almoço

almoço

Na hora do almoço, arrume a mesa assim: guardanapo, prato de manteiga (menor, para entradas), garfo de peixe (caso seja servido peixe) e garfo principal à esquerda do prato principal; à direita do prato principal, coloque a faca, a colher de sobremesa e o copo.

Para o jantar

jantar

Aqui, o guardanapo fica embaixo dos garfos, do lado esquerdo do prato principal. Então, fica assim: guardanapo, garfo de peixe, garfo principal, prato de manteiga com a faca de manteiga em cima, tudo do lado esquerdo do prato principal. Do lado esquerdo, deixe a faca, a colher de sobremesa, um copo para água (sucos, etc) e uma taça para vinhos.

Para banquete ou brunch

brunch

Nessa situação, coloque novamente do lado esquerdo do prato principal: garfo de peixe, garfo principal e pratinho para manteiga. Em cima do prato principal, deixe o guardanapo. Do lado esquerdo: faca, colher de sopa, pires, xícara e dois tipos de copo, conforme o que será servido no brunch.

Diferentes tipos de taças

Para você ficar ainda mais craque em montar a mesa formalmente, aqui vai algumas dicas de como reconhecer cada tipo de taça e para que servem.

Taça para tinto borgonha: essa taça tem formato de balão, com bojo maior que as de vinho bourdeaux. Serve para vinhos concentrados e complexos como Pinot Noir, Rioja, etc.

Taça para vinhos de sobremesa: Tem bojo pequeno, com a parte superior mais estreita.

Taça para vinhos rosados: São menores que as de vinho branco, mas têm bojo maior, para acentuar a acidez desse tipo de vinho.

Taça de champagne: Mais conhecida como flûte, a taça é fina e tem bojo estreito.

Taça de vinho branco: Corpo menor que as de vinho tinto, com aba estreita para realçar frutas e preservar a temperatura ideal.

Taça de vinho bourdeaux: Bojo grande e aba fechada, é indicada para vinhos encorpados e ricos em tanino.

Voltar