Como arrumar a casa em pouco tempo

Matéria divulgada no caderno Casa e Decoração, do site UOL Mulher, em 28 de dezembro de 2013.

A visita ligou há 10 minutos para avisar que vai dar uma passadinha em sua casa. Você olha pra sala e está uma bagunça! O que fazer? Não precisa se desesperar, veja as dicas de como arrumar a casa em pouco tempo:

 

Quais dicas dar para um leitor que precisa arrumar a casa em pouco tempo, quando, por exemplo, sabe que uma visita inesperada está chegando? A ideia aqui é que o ambiente pareça limpo, e não necessariamente esteja impecável.

Benfatto – Guarde tudo que estiver fora do lugar rapidamente, mesmo sem muito capricho, depois você arruma melhor. Adquira utensílios que facilitem a limpeza diária, passe um pano na cozinha e puxe a sujeira num canto escondido.

 

Quais os pontos que merecem uma atenção imediata nesse início? O que fazer?

Benfatto – O que chama atenção à primeira vista é a sujeira no chão e poeira nos móveis, e o aspecto bagunçado do ambiente. Limpe bem a área de circulação do ambiente (que é o local que fica mais exposto), retire o pó dos móveis e os objetos que estejam muito aparentes,  recolha brinquedos, sapatos, revistas, etc. Não é hora de se preocupar com detalhes.

 

Como tirar pó de pontos estratégicos?

Benfatto – Colete o pó em vez de espalhar: umedeça o pano, a umidade atrai e retém o pó.

 

Como recolher a bagunça dos cômodos rapidamente? Onde colocá-la?

Benfatto – Tenha em casa cestos grandes e recolha tudo o que estiver fora do lugar. Quando tiver tempo, guarde nos respectivos lugares.

 

Pelos de bichos nos estofados podem ser retirados de que maneira, pensando numa solução mais rápida?

Benfatto – Uma dica rápida é usar luvas de borracha (que são vendidas em supermercado), esfregar no sentido contrário da fibra e os pelos vão se soltando. Vale para tapetes também.

 

E a louça da pia? Como dar uma geral? Vale esconder uma parte no forno, por exemplo?

Benfatto – O ideal é não acumular louça na pia, é mais produtivo limpar diariamente do que perder uma tarde toda organizando a cozinha.

 

Quais dicas podemos dar para que a casa esteja sempre sob controle e não seja preciso sempre passar por esses 10 minutos de pânico?

Benfatto – Atualmente, devido à correria do dia a dia e a falta de tempo, é normal a bagunça ir se instalando aos poucos até que se perca o controle.  Para manter a casa em ordem e em harmonia, além da organização é indispensável a mudança de hábito e a colaboração dos membros da família.

– Evite o acúmulo de coisas em sua casa, livros, revistas, jornais, papéis, roupas, objetos. Cultive o desapego e descarte/doe os excessos.

– Em cada ambiente da residência deve ser feito uma categorização. Guarde itens similares juntos, por cor, por tamanho, por altura, por frequência de uso, por material; desta forma você visualiza melhor o que possui e determina um local certo para cada coisa.

– Use organizares como caixas e cestas.

– Tente criar o hábito de guardar roupas, objetos, brinquedos etc assim que terminar de usá-los.

– Recolha o lixo da cozinha e dos banheiros diariamente.

– Arrume as camas todas as manhãs.

– Faça a limpeza da casa aos poucos, um ambiente por dia, ao final da semana a casa toda foi limpa.

– Higienize os vasos sanitários e pias diariamente para que no dia da limpeza dos banheiros você não perca tempo limpando sujeira acumulada.

– Limpe qualquer coisa derramada na hora, depois fica mais difícil tirar mancha do piso, tapetes, bancadas, roupa, além de demandar mais tempo.

 

Quanto tempo é recomendável se dedicar a organização da casa por semana? Dividir as tarefas por dia fica mais fácil? Como facilitar a vida de quem trabalha fora?

Benfatto – Se cada morador da casa se habituar a guardar o que usou, lavar o que sujou, dobrar as próprias roupas, a tarefa fica mais suave. O tempo varia de acordo com a rotina de cada morador, fazer as tarefas diariamente é o segredo para ganhar tempo.

 

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Voltar