Como armazenar as roupas de inverno

Os dias mais quentes já chegaram e está na hora de armazenar aquelas peças de inverno que não serão utilizadas por um bom tempo. Justamente por normalmente ficarem um longo período sem uso, as roupas de inverno demandam cuidados especiais. Afinal, se você cuidar direitinho delas, vai evitar qualquer tipo de dano que prejudique sua vida útil.

Mas qual é a maneira correta de armazenar as roupas de inverno? Nós vamos te explicar a seguir.

Lave as peças

A primeira coisa que deve ser feita, antes de pensar em armazenar as roupas de inverno, é lavar cada uma delas. Ao guardar essas peças limpas, você evita sujeiras, manchas e saberá que elas estão sempre prontas para uso.

Nesse momento, vale a pena estar atenta à forma de lavagem de cada tipo de peça e tecido.

Armazenando da forma correta

Como as roupas de inverno ficam um longo período sem uso, é preciso tomar cuidado com a forma como elas são armazenadas. Afinal, guardá-las da forma correta irá conservá-las por mais tempo, além de evitar que elas entrem em contato com poeira e mofo, por exemplo.

As roupas mais pesadas, como blusas de lã e casacos, devem ser guardadas dobradas. Afinal, o peso delas podem acabar deformando as peças. Já, outros itens devem ser armazenados pendurados e com capas protetoras, como é o caso dos vestidos de festa, vestidos longos, blazers, ternos e peças com ombreiras.

Como organizar?

A primeira coisa que você deve saber sobre como organizar as roupas de inverno é que elas devem ser mantidas em locais secos e arejados. Fora isso, é claro que você pode separá-las por tipo, tecido, cor e outros sistemas de organização.

Mas, como estamos falando de itens que ficam muito tempo sem serem utilizados, o melhor método é dividir o armário conforme a estação. Dessa forma, durante as estações mais quentes, as roupas de inverno devem ser mantidas em locais menos acessíveis. Sendo assim, procure colocar blusas de lã e moletons nas prateleiras mais altas. Vestidos de festa e ternos também devem ser armazenados nas laterais dos guarda-roupas.

Evite sacolas plásticas

Se você tem o costume de utilizar sacolas para armazenar qualquer tipo de roupa, evite as de plásticos a todo custo. Afinal, elas podem amarelar suas peças e reter a umidade dentro delas. O resultado disso é o surgimento de manchas e bolor.

A melhor opção é substituí-las por organizadores, protetores e sacolas de TNT, que permitem que as roupas de inverno respirem. E se você utilizar um TNT preto, ele ainda vai oferecer uma proteção extra contra a incidência de luz, quando necessário.

Use sílica gel

Sabe aqueles pequenos sachês que vem dentro das bolsas que você compra? O nome deles é sílica gel e eles são indicados para absorver a umidade. Por essa razão, são indicados para quem precisa armazenar roupas de inverno, já que evitam o mofo e mantém as peças sempre limpas e conservadas.

A melhor dica, nesse caso, é comprar em grande quantidade e dividir em pequenos sachês para espalhar por todo o armário.

Agora que você já sabe como armazenar roupas de inverno, clique aqui e conheça os organizadores da Benfatto. Eles vão te ajudar a manter seu armário em ordem durante todo o ano.

Voltar