Saiba como aproveitar melhor o espaço no porta-malas

Viajar de carro por uma boa estrada é um sonho para quem gosta de dirigir.  A parte chata é ter de acomodar a bagagem no veículo.

Para a Personal Organizer Irene Loureiro, o excesso de bagagem e a falta de organização podem custar caro: o peso extra interfere diretamente no consumo de combustível.

“Em casos extremos, o consumidor precisa investir em um modelo maior e mais potente para conseguir carregar toda a ‘tralha’ da família”, diz a especialista em arrumação.

A má distribuição da carga ainda prejudica o comportamento dinâmico do carro.

André Horta, analista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), explica que primeiro devem-se acomodar as bagagens pesadas perto do encosto do banco e sobre o eixo traseiro. “Assim a frente do carro não empina a ponto de elevar o facho dos faróis e ofuscar outros motoristas.”

Mesmo pequenos itens devem ser transportados no porta-malas. Soltos na cabine, principalmente sobre o tampão traseiro, representam uma ameaça aos passageiros.

Estudo feito na Espanha pela Fundação Mapfre apontou que, no caso de uma batida a 60 km/h, os objetos soltos pelo interior do automóvel podem ser arremessados com uma força equivalente a 55 vezes o seu peso original. Ou seja, um laptop de 3 kg poderia acertar a cabeça de um ocupante com um golpe equivalente a 165 kg, o que poderia ser fatal.

 

Reportágem por FELIPE NÓBREGA

Publicada no Jornal Folha de São Paulo, no dia 07 de outubro de 2012.

 

Voltar