Quero conhecer os planos de consultoria presencial e online |
Como ajudar as crianças com a organização das roupas
Dar liberdade às crianças não é só no sentido lúdico, quando você cria condições do seu filho se trocar sozinho você também está iniciando um processo de educação para que ele seja organizado, porém, de uma forma leve, afinal de contas ele ainda é uma criança.
Para que seus filhos se tornem adultos organizados com suas roupas, o segredo está na categorização, ou seja, na separação das roupas de forma que os atenda na rotina escolar, nas brincadeiras, nas atividades extracurriculares, em casa e passeando.
Qual o nível de acesso às roupas
Crianças com menos de 8 anos tem menos habilidades motoras, mas estão prontas para algumas tarefas como ajudar a estender e retirar roupas do varal, lavar louça, varrer o quintal e podem sim, ajudar a guardar as suas próprias roupas, então se os pais preparam o espaço do armário e gavetas para que eles possam fazer isso, é um bom passo para tornar as crianças mais independentes e organizadas.
Crianças acima de 8 anos conseguem executar funções mais complexas como, por exemplo, limpar seu próprio quarto e guardar suas roupas de forma um pouco mais elaborada, aprendendo inclusive a dobrá-las, lógico que sem exigir padrões estéticos desnecessários e desmotivadores para a manutenção da organização. Acima de 8 anos recomendamos fortemente que isso seja incentivado com alto nível de acesso a todas as categorias de roupas.
Em que categorias podemos separar as roupas
Considerando a idade e atividades das crianças, algumas categorias são quase que obrigatórias até para ajudar na manutenção da organização e ajudar os pequenos a se envolver com a tarefa. Nossa sugestão é separar as roupas nas seguintes categorias:
- Uniforme escolar
- Atividades extracurriculares: natação, judô, dança, etc.
- Roupa de brincar ou do dia a dia
Obs. Essa categorização de roupas do dia a dia é uma opção dos pais, não consideramos obrigatório e também não tem “certo” ou “errado”, para algumas famílias essa separação não vai fazer sentido, para outras sim, dentro deste conceito ainda podemos acrescentar roupas de fazenda, roupas de praia,etc. - Roupas mais especiais ou mais elaboradas para festinhas, casamentos, etc.
- Fantasias
Obs. Esta categoria será maior ou menor dependendo obviamente da idade da criança, os pequenos entre 2 e 7 anos gostam de fantasias dos personagens dos desenhos animados, isso acaba virando uma brincadeira do dia a dia e neste caso essa categoria fica sim, com os brinquedos porque se fantasiar é como “brincar com um brinquedo”.
Importante! Em todas as categorias são válidas separar também em subcategorias: casacos, calças, blusas, vestidos, macacão, shorts, bermudas, camisetas manga curta e longa, etc. igual como fazemos com as roupas dos adultos.
Que produtos organizadores podem te ajudar a separar as roupas dos pequenos.
Pensando em estimular os pequenos na organização das roupas, o que a gente sugere é investir em produtos organizadores simples e que facilitem o manuseio sem a necessidade de dobras elaboradas.
Cestas organizadoras: São ótimas opções principalmente para as crianças, os modelos de TNT com divisórias ajustáveis permitem organizar shorts, blusinhas, kit praia, kit natação, as fantasias com seus apetrechos, por exemplo, na primeira divisória maior a fantasia e nas outras divisórias a capa, depois a máscara, o sapatinho e assim por diante, o mesmo raciocínio serve para os kits de atividades extracurriculares, na primeira divisória a sunga ou maiôs de natação, na segunda os óculos e outra divisória as touca e assim por diante.
Envelopes organizadores: São também outra boa alternativa para separar as roupas de atividades extracurriculares, por exemplo: envelope com o kit natação, envelope com o kit capoeira, envelope com o kit ballet, etc.
Imagem de envelopes organizadores.
Colmeias organizadoras: É um dos nossos produtos organizadores preferidos para a organização das roupas das crianças e que permite com facilidade que a criança guarde sozinha e de forma organizada vários itens pessoais. As colmeias tem uma divisão interna, então a maioria das roupas que são colocadas não precisam de uma dobra perfeita, quando possuem visor é possível colocar uma etiqueta do que vai ser colocado na colmeia ou até pode ser adesivada uma imagem (desenho) para os pequenos que estão começando a ler.
São imensas as possibilidades de roupas de crianças que ficam ótimas em colmeias, mas vamos dar algumas sugestões aqui:
Colmeias baixas de até 7 cm de altura preferencialmente com várias possibilidades de quantidade de divisórias: roupas íntimas (cueca, calinha, meia).
Colmeias altas tamanhos pequeno e médio: Blusinhas, shorts, roupas e acessórios de ballet, natação, etc.
Tá pronto para deixar a garotada com mais autonomia para se organizar? Agora é fazer uma boa categorização de todas as roupas dos seus filhos e se necessário providenciar produtos organizadores que são verdadeiros coringas da organização!
Deixe um comentário