Como preparar pratos divertidos para seus filhos

Há uma fase na vida das crianças, principalmente em idade escolar, em que elas se recusam a comer frutas, verduras e legumes. Se dependesse deles, comeriam doces no café da manhã, almoço ou jantar. Cada refeição requer que a mãe tenha paciência para convencer o pequeno e o poder de persuasão tem que ser grande para conseguir o tão esperado resultado. O que fazer nesses casos?

Uma solução é usar a criatividade para preparar pratos saborosos e nutritivos, misturando alimentos coloridos para deixá-los com visual mais atraente. Chame a criança para que ela ajude a prepará-los e assim conhecer o que constitui o cardápio dela. Com itens como azeitonas e tomates, você pode criar rostos, animais e qualquer outro objeto que seu filho goste. Utilize forminhas para fazer os moldes das figuras, uma abordagem diferente pode convencer a criança a comer determinado tipo de alimento, uma vez que o paladar dos pequenos muda constantemente.  Mas para que a criança comece a comer de tudo, os pais devem dar o exemplo e manter uma alimentação igualmente saudável.

Para incrementar o momento, invente histórias a partir das figuras criadas e invente nomes para os personagens. Após o preparo, lembre-se de deixar a cozinha limpa e organizada.

Comidas divertidas

O que vai nessa receita:

– Pão (rosto), mel (rosto), banana (orelhas e boca) e uvas passas (olhos e focinho).

Comidas divertidas

O que vai nessa receita:

– Bolacha de água e sal (base), triângulo de queijo (rosto), azeitona (boca), palmito (olhos) e salsinha (cabelo).

Comidas divertidas

O que vai nessa receita:

– Pão de forma (rosto), ovo cozido (rosto), tomate (nariz e boca), pepino (olhos e orelhas), azeitona (olhos), rabanete (olhos), alface, cenoura e brócolis.

Comidas divertidas

O que vai nessa receita:

– Pão de forma (rosto), nori/folha de algas (área dos olhos), queijo (faixas), palmito (olhos), azeitona (olhos) e maionese (fixar as partes do rosto).

Comidas divertidas

O que vai nessa receita:

– Pão de forma (base da casinha), queijo (janelas), pepino (porta e grades das janelas) e cenoura (cortinas).

Comidas divertidas

O que vai nessa receita:

– Melancia, faca de ponta (para fazer o corte na parte de baixo da fruta) e palitos de picolé.

Veja mais ideias de refeições e lanches saudáveis na galeria abaixo:

 

 

Voltar