Closet aberto: como organizar facilmente

Se o seu sonho sempre foi ter um closet, mas nunca conseguiu montar um por falta de espaço, o aberto é uma ótima alternativa para você. Essa tendência ganhou força, principalmente por causa do estilo de vida minimalista. As pessoas que aderem à essa causa geralmente optam por ter menos roupas. Em contrapartida, as peças escolhidas sempre são coringas e versáteis, podendo ser utilizadas em diversas ocasiões. É claro que quem é minimalista tem mais facilidade para manter o espaço em ordem, já que possui menos itens. Mas, para ajudar quem não é, separamos algumas dicas sobre como organizar closet aberto.

Selecione suas peças

Independentemente de você ser adepta do estilo minimalista ou não, a primeira coisa que deve fazer quando o assunto é como organizar closet aberto é realizar uma triagem das suas roupas. Além de doar peças que você não usa mais, ao fazer essa seleção você ainda vai saber exatamente quantos itens tem e terá uma ideia de quanto espaço será necessário para organizá-los.

Escolha os móveis e acessórios

Depois de definir o espaço que será usado para o seu closet aberto, é preciso pensar em quais e quantos móveis você vai utilizar. As araras e nichos são indispensáveis. Além deles, você também pode usar prateleiras e até gavetas, tudo vai depender do seu planejamento e orçamento. Com relação aos acessórios, os produtos organizadores se tornarão seus maiores aliados. Você provavelmente vai precisar de cestos, sapateiras, caixas organizadoras, envelopes, capas, colmeias, entre outros.

Crie categorias

Para toda organização é preciso criar categorias. Dessa maneira, fica muito mais fácil manter o espaço sempre em ordem. Sendo assim, escolha as que mais fazem sentido para sua rotina: peças íntimas, roupas de frio, de calor, acessórios, calçados, entre outras. Depois de separá-las, basta definir um local específico para cada uma delas.

Tenha comprometimento

Esse modelo de closet possui várias vantagens, mas também desvantagens. Se você é mais bagunceira, ele provavelmente não é a opção mais indicada para você. Isso porque, para aprender como organizar closet aberto, é preciso ter comprometimento diário. Afinal, as peças estarão sempre à vista. Por essa razão, sempre que tirar algo do lugar, esse item deve voltar o mais rápido possível ao seu local de origem.

Dicas extra:

  • As peças que não são usadas com frequência devem ficar protegidas contra o pó. Para isso, abuse dos produtos organizadores, como caixas, envelopes e capas.
  • Na hora de montar seu closet aberto, você pode apostar no “faça você mesma” ou investir em closets modulados, que você vai comprando e montando conforme suas necessidades.
  • Lembre que os móveis usados, especialmente as araras e prateleiras, têm um limite de peso. Portanto, não sobrecarregue-os.

Voltar