Aprenda a receber bem os hóspedes na sua residência

Matéria divulgada no caderno Serviços, do site Revista Zap Imóveis, em 14 de Abril de 2014.

Para que você receba bem os hóspedes que vão ficar na sua casa, é necessário preparar o ambiente, visando sempre o conforto das visitas. Organize-se para não falhar nessas horas e siga algumas orientações que Irene Loureiro, da Benfatto Organiza, separou para você.

1- Se o anfitrião não tem quarto de hóspedes, como acomodar os convidados? 
Use outro espaço da casa, mas, tome o cuidado de tirar de circulação objetos, papelada e até móveis que possam atrapalhar a circulação. Se for um escritório, deixe a bancada ou mesa livres para que ele apoie algo pessoal. Providencie um bom colchão com densidade suficiente para não passar friagem nas costas, se o tempo estiver frio, forre o piso com papelão ou algo emborrachado, nunca plásticos. Apesar de ser algo improvisado capriche na roupa de cama e deixe uma bandeja para água perto da onde vai dormir.

2- Caso a pessoa tenha um espaço para acomodar o hóspede num determinado quarto, ela deve separar cômodas e gavetas para a organização dos pertences deles? E se o hóspede ficar no quarto de um dos filhos da família?  
Acho que é elegante fazer isso, deixar pequenos espaços para seus itens pessoais, se o quarto é de uma criança temos que avaliar a idade dela, caso contrário, estes itens pessoais devem ficar em uma área fora do alcance da mesma. O mesmo deve acontecer nos banheiros, ter uma pequena cesta com itens de higiene, mesmo que ele seja prevenido, isso é uma gentileza.

3- Como organizar uma estrutura em casa para deixar todo mundo confortável (visitantes e moradores)? É bom repassar algumas regras? Como facilitar a convivência e deixar todos a vontade? 
A regra da etiqueta diz que o convidado também deve se adaptar às regras da casa e sua estadia não pode exceder o limite do incômodo, acho que aí cabe o bom senso para ambos os lados, o convidado não deve esperar ser servido o tempo todo, seu anfitrião vai se sentir mais a vontade se ele também estiver a vontade, por exemplo, se oferecer para ajudar a colocar ou retirar a mesa, lavar a louça, arrumar sua própria cama é básico e manter a ordem no banheiro também, o anfitrião por outro lado deve adiantar tarefas que seriam feitas no espaço onde agora está seu hóspede para que ele não tenha a sensação de estar atrapalhando a rotina da casa.

Confira a matéria completa aqui!

Voltar