8 dicas para ter uma cozinha em ordem

Hoje em dia, a cozinha virou um lugar de convivência e cozinhar deixou de ser uma tarefa tediosa e passou a ser visto como algo prazeroso, pelo menos para a maioria das pessoas. Porém, independente se você é um aventureiro a Master Chef ou apenas um iniciante, manter a cozinha em ordem é importante. Afinal, na correria do dia a dia, ter tudo limpo e organizado facilita e muito a vida. Por isso, separamos oito dicas para te ajudar!

1 – Acostume-se a usar o vinagre na hora da limpeza

Acredite, adotar o vinagre na limpeza é uma mão na roda.  Ele pode ser usado na hora de dar um adeus para aquelas manchas e gorduras mais chatas, além de ser ótimo para eliminar bactérias e mau cheiro. A combinação água morna e vinagre serve para limpar a parte interna do micro-ondas, desentupir a pia, tirar excesso de gordura de panelas, talheres e utensílios de plásticos (que tendem a ficar mais engordurados).

2 – Mantenha a geladeira em ordem

Coloque alimentos que necessitam de mais refrigeração nas prateleiras mais próximas do congelador, como iogurte, leite, carnes, ovos e frios. Nas prateleiras intermediárias, mantenha as sobras de comida (devidamente armazenadas em potes com tampa), e deixe verduras, legumes e frutas na gaveta inferior, onde não pega tanto frio para não queimar as folhas. Na porta, coloque potes de maionese, ketchup, mostarda e demais recipientes de uso constante. Mantenha sempre uma ordem que prioriza as coisas que você mais usa, para evitar ficar com a porta aberta por muito tempo, economiza luz, tempo e não perde a refrigeração.

3 – Categorize os mantimentos

Pacotes de arroz, feijão, açúcar, farinha de trigo, dentre outros, são mais volumosos e geralmente comprados em maiores quantidades, já pensando no consumo mensal. A dica é colocar em potes, uma parte para usar durante a semana, e reabastecer conforme a necessidade. O restante das embalagens pode ficar em uma despensa. Na hora de colocar nas prateleiras, identifique os potes e deixe à mão aqueles que você mais usa, potes maiores atrás e menores na frente, assim a sua cozinha fica em ordem.

4 – Guarde os panos de prato em rolinhos

Panos de prato são bem versáteis e devem estar sempre limpos; por serem de uso recorrente, precisam também estar em lugar de fácil acesso. A dica para guardá-los é deixá-los em rolinhos, assim fica melhor na hora de pegar e evita deixar tudo desorganizado. Você pode colocá-los em uma gaveta ou até mesmo em um pote!

pano-de-prato

5 – Panelas e tampas lado a lado

Para facilitar a sua vida na hora de cozinhar, coloque as panelas uma dentro da outra, para otimizar o espaço, as tampas podem ser guardadas em porta tampas, ou colocadas dentro de uma panela grande que comporte várias tampas. Só tome cuidado para não as amassar na hora de usar. Use este mesmo princípio para os potes de plástico.

organizacao-potes

6 – Use talheres e eletrodomésticos como decoração

Talheres maiores que ocupam muito espaço na gaveta podem ser colocados em um porta talheres, ou em um pote sem tampa, além de economizar espaço nas gavetas fica bem descolada a decoração, e claro, ficam mais acessíveis. Sanduicheira, liquidificador e torradeira também podem ficar expostos.

7 – Seja sistemático na hora de lavar a louça

Categorize as louças antes de iniciar o processo de lavagem. Isso vai acelerar o tempo, deixar o escorredor mais organizado e evita acidentes. Junte todos os pratos, separe os copos e canecas, coloque os talheres em outro lado, panelas e potes de plásticos também.

Comece pelo que for de vidro e ocupe mais volume como travessas e pratos, depois lave os copos e os talheres. Geralmente os escorredores de louça têm lugares específicos para esses itens, o que faz com que você tenha mais espaço para lavar o resto e não corra o risco de quebrar nada. Panelas podem ser colocadas por cima dos pratos e os potes de plásticos vão por último.


8 – Mantenha a sua cozinha em ordem

De nada vale todo o esforço se você fizer a bagunça novamente. Faça dessas dicas hábitos do dia a dia, procure colocar cada coisa em seu lugar e limpar a cozinha logo que houver necessidade!

bon-home-heat-dry-dish-rack

Gostou das nossas dicas? Curta nossa página no Facebook e receba mais informações sobre organização!

Voltar