8 dicas para organização da cozinha

Quem tem uma rotina atribulada já sabe que a organização é fundamental para otimizar o tempo. Afinal, quando a casa está em ordem, é possível realizar as atividades diárias de forma mais simples e rápida. Mas, quando estamos falando da cozinha, a organização é ainda mais importante.

Além de otimizar o tempo e deixar o local mais bonito, manter esse ambiente em ordem pode ser decisivo para garantir a saúde de todos os moradores da casa. Já que dessa forma, evita-se o consumo de alimentos vencidos, a proliferação de fungos e bactérias, entre outros problemas. Pensando nisso, separamos 8 dicas de como manter a organização da cozinha. Confira todas elas a seguir e comece a colocá-las em prática agora mesmo.

Faça uma boa limpeza

Todo processo de organização começa com a limpeza do espaço e isso é ainda mais importante quando estamos falando da cozinha. Afinal de contas, esse ambiente precisa estar impecável para não comprometer a qualidade dos alimentos que ali estão.

Higienize todos os móveis e eletrodomésticos do espaço, como armários, prateleiras, geladeira, gavetas, fogão, entre outros. Para isso, você pode utilizar álcool ou uma solução de água e detergente. Lembre-se de dar uma atenção especial para os locais onde são armazenados grãos e farinhas, pois eles possuem uma tendência maior de atrair traças.

Além de higienizar toda a cozinha, você também pode aproveitar esse momento para fazer uma seleção dos itens que podem ser doados ou que devem ser jogados fora. Isso vale para alimentos vencidos, utensílios e potes quebrados.

Separar por categorias

O próximo passo para organização da cozinha é separar todos os itens por categorias e definir onde cada um deles será armazenado. Você pode, por exemplo, reunir todos os grãos, farinhas e sementes em uma categoria. Faça o mesmo com os utensílios e lembre-se de guardar os conjuntos sempre juntos, como xícaras e pires ou potes e panelas com suas respectivas tampas.

Você também pode utilizar outras categorias, como frequência de uso ou tipo de refeição. Que tal, por exemplo, reunir em um só lugar todos os itens que são geralmente utilizados no café da manhã? Dessa forma sua rotina é otimizada e fica muito mais fácil de encontrar o que você precisa.

Onde guardar cada coisa?

É claro que a resposta para a pergunta acima varia de acordo com o tamanho da sua cozinha e dos móveis que você possui nela. Mas, de maneira geral, você sempre deve deixar os itens que são usados com maior frequência em locais mais acessíveis. Em contrapartida, aqueles que são menos utilizados, devem ser colocados em prateleiras mais altas ou nas gavetas mais próximas do chão, por exemplo.

Gavetas

As gavetas estão entre os espaços mais importantes de uma cozinha. Afinal, se elas estiverem bagunçadas, a produção das refeições pode ser bastante prejudicada. Para evitar que isso aconteça, uma ótima ideia é utilizar divisórias e outros produtos organizadores. Existem inúmeros modelos, indicados para diferentes itens, que podem te ajudar a manter talheres, toalhas e panos de prato em ordem. Um exemplo disso são os envelopes organizadores, perfeitos para guardar suas toalhas favoritas.

Com relação à ordem de armazenamento, a seguir temos algumas ideias de como separar as gavetas da sua cozinha:

Pratos

A maioria dos pratos que você possui em casa certamente são usados com frequência. Por essa razão, eles devem ser mantidos em um local de fácil acesso. Para armazená-los, você pode utilizar cestos organizadores, suportes e prateleiras, por exemplo. Basta fazer pilhas diferentes, de acordo com os conjuntos, e colocá-los conforme a frequência de uso.

Porém, é comum entre muitas famílias possuir alguns jogos de pratos especiais, que são usados em datas comemorativas. Esses merecem uma atenção especial na hora de serem armazenados. Para manter essas peças protegidas contra poeira, fungos, bactérias e batidas, a melhor opção é investir em porta-pratos.

Potes organizadores de despensa

A despensa é um dos espaços mais acessados da cozinha e, justamente por essa razão, é um dos que mais sofre com a falta de organização. Para que isso não aconteça, uma boa ideia é investir em potes organizadores transparentes. Assim, você coloca cada alimento em um pote específico e pode jogar as embalagens fora. Você pode ter um para o macarrão, um para o arroz, um para o açúcar e assim por diante. Só não esqueça de incluir uma etiqueta nos potes, identificando o alimento e seu prazo de validade.

A mesma dica pode ser aproveitada para os temperos. Mas, nesse caso, é melhor apostar em potes de tamanho menor. Já os outros alimentos, como pães, biscoitos, chocolates e salgadinhos podem ser armazenados em cestas, por exemplo. O mesmo vale para papel toalha, guardanapos e outros itens que são utilizados na sua cozinha.

Aparelhos eletroeletrônicos

A bancada é um dos espaços mais importantes da cozinha, por essa razão é fundamental mantê-la sempre em ordem. De maneira geral, ela não deve ser utilizada para armazenar muitos objetos, apenas aqueles utilizados com muito frequência. Isso vale, especialmente para aparelhos eletroeletrônicos, como: panela elétrica, chaleira elétrica, cafeteira, airfryer e torradeira. Se na sua casa, esses aparelhos são utilizados todos os dias, o melhor espaço para mantê-los é sobre a bancada.

Já, os aparelhos que não são usados com tanta frequência, como batedeiras e liquidificadores, podem ser colocados em espaços menos acessíveis. Nesse caso, as melhores opções são as prateleiras e armários mais altos da sua cozinha.

Geladeira

Finalmente, se você quer saber como manter a organização da cozinha, é preciso aprender a manter sua geladeira em ordem. A melhor forma de fazer isso é utilizar organizadores para setorizar todos os alimentos. Para isso, você deve seguir as seguintes regras:

Com todas essas dicas, esperamos que você tenha percebido que a organização da cozinha é fundamental para otimizar o seu dia a dia. E se você deseja manter esse espaço cada vez mais em ordem, clique aqui e confira nossos produtos organizadores.

Voltar