7 dicas de como ser mais organizado

Têm pessoas que conseguem ser organizadas em tudo o que fazem. Mantêm a casa impecável, não atrasam um compromisso e não ficam no vermelho no final do mês. Já para outros, isso é mais complicado, chegando, em alguns casos, a atrapalhar. Mas acredite, existem muitas formas para ajudar quem está procurando como ser mais organizado.

Coloque cada coisa em seu lugar

Guarda-roupa, cesto de roupa suja, sapateira, estante de livros, escorredor de louça e porta-lápis têm esses nomes por um motivo. O melhor jeito de manter a sua casa organizada é colocando as coisas em seus devidos lugares, de preferência imediatamente. Chegou do trabalho e trocou de roupa? Coloque-as no cesto. Acordou? Arrume a cama. E assim por diante!

Faça uma lista de tarefas

Quem procura um jeito de como ser mais organizado, geralmente faz isso porque sente que está perdendo produtividade. Tanto na vida pessoal quanto no trabalho, deixando ou esquecendo de fazer coisas. Por isso, liste o que precisa ser feito e comece pelo mais difícil. Tendemos a postergar aquilo que achamos mais complicado, dessa forma a pessoa fica mais aliviada e não esquece os compromissos.

Aprenda a usar o Excel

Organizar a vida financeira talvez seja a coisa mais difícil a se fazer. O primeiro passo é ter ciência de tudo o que você gasta e das contas que precisa pagar. Faça uma planilha com os gastos fixos (aluguel, empregada, luz, internet, etc) e vá acrescentando cada despesa fora do plano, isso inclui um jantar com o marido ou uma blusinha que estava na liquidação no shopping.

Desligue o wi-fi

Manter o foco é fundamental para ser mais organizado e produtivo. Smartphones e suas notificações são os grandes vilões de quem não consegue manter a concentração em algo. Para isso, vale desligar o wi-fi durante o trabalho ou uma tarefa que está executando. Faça logout das redes sociais do computador também. Acredite, o mundo não vai acabar se você não ver imediatamente a foto de gatinho que mandaram no whatsapp, mas o seu serviço será muito mais produtivo se você manter o foco!

Crie uma rotina

Repita os passos e estabeleça horários para as atividades. É por meio da rotina que nosso cérebro cria hábitos e torna as tarefas mais prazerosas. Não tente fazer mudanças bruscas, a dica é ir com calma. Comece aos poucos e gradativamente respeitar a rotina será algo natural. Na primeira semana, você pode arrumar a sua cama sempre que acordar. Na segunda, além disso, vai sempre lavar a louça após o café. E assim por diante.

Dê uma recompensa para si mesmo

Nosso cérebro gosta de sentir que está ganhando, apesar da organização, por si só, já estimular um sentimento prazeroso de conforto. Você pode atribuir motivação para suas tarefas. Você manteve as contas todas em ordem durante o mês inteiro? Reserve um pouco da economia para comprar um presentinho. Não perdeu nenhum compromisso durante a semana? Acho que você merece algumas horinhas vendo a sua série predileta.

Peça ajuda

Ninguém é de ferro e as mudanças não acontecem do dia para a noite. É fato que a rotina é cada vez mais acelerada. Às vezes, parece que é tanta coisa para fazer que dá vontade de explodir, mas calma! Você não precisa se tornar outra pessoa do dia para a noite. Você pode contratar uma empregada para ajudar na limpeza, pedir conselhos para amigos mais experientes, e claro, delegar tarefas para o resto da família. Tem problemas em acordar cedo? Que tal pedir para um amigo matutino de confiança te ligar todo dia?

E lembre-se que a Benfatto Organiza possui a melhor equipe de Personal Organizers para te dar aquela força para ser mais organizado!

Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas de organização.

Voltar