5 dicas para ser mais produtiva estando em casa

O home office já era uma tendência antes mesmo da pandemia do coronavírus. Agora, é ainda mais comum trabalhar de casa. Afinal, além do distanciamento social, essa modalidade de trabalho oferece inúmeros benefícios para os profissionais e para as empresas. 

Algumas das principais vantagens são a utilização do tempo que os profissionais usavam para locomoção em outras atividades e a redução nos gastos, especialmente com luz e água. Porém, quem trabalha em home office também enfrenta algumas dificuldades, principalmente quando há mais pessoas em casa. Pensando nisso, separamos 5 dicas infalíveis que vão te ajudar a ser mais produtiva em casa.

Tenha um escritório

Mesmo que você não tenha um cômodo que possa ser utilizado exclusivamente como escritório, é importante criar um espaço para trabalhar. Afinal, essa é a melhor forma de reduzir as distrações e garantir que a rotina profissional não se espalhe pela casa, prejudicando os momentos de descanso e lazer.

Para que isso seja possível, você deve investir em pelo menos 2 coisas: mesa e cadeira ergométrica. Fora o seu computador e telefone, esses dois itens são essenciais para garantir o seu conforto e evitar que você sinta dores no corpo.

Planeje a rotina de acordo com o seu ritmo

Uma das principais dicas para ser mais produtiva em casa é planejar a rotina conforme o seu ritmo. Quando você atende diretamente os clientes, pode ser um pouco mais difícil de fazer isso. Mas, vale ressaltar que boa parte dos trabalhos home office exigem o cumprimento das tarefas, sem que elas sejam necessariamente realizadas das 8h às 17h.

Sendo assim, você pode se planejar de acordo com os horários em que se sente mais disposta. Você já percebeu que fica mais ativa à noite? Pode organizar sua rotina para trabalhar nesse período. Fica sonolenta após o almoço? Que tal reservar um tempo para descansar, para depois retornar com foco total?

O mais importante é que a sua rotina faça sentido para você e, é claro, que todas as suas obrigações sejam cumpridas dentro do prazo.

Faça uma lista de tarefas

A flexibilidade é uma das maiores vantagens do home office, mas também pode ser um dos grandes desafios para se manter produtiva em casa. Por essa razão, uma boa sugestão para se organizar e garantir que nada será esquecido é fazer uma lista de tarefas.

Você pode fazer essa lista no domingo, para já iniciar a semana sabendo tudo o que deve ser feito em cada dia. Depois, separe os principais objetivos de cada dia e foque em finalizá-los.

Com isso, as chances de você deixar algumas atividades para última hora será menor. Sem falar que as metas serão mais compatíveis com a realidade. Ou seja: você não ficará desanimada por não conseguir cumprir metas irreais.

Faça atividades externas

Ao trabalhar em casa, você se movimenta com menos frequência. Isso pode prejudicar não só o seu rendimento, mas também a sua saúde. Por essa razão, tente sair um pouco de casa e realizar atividades físicas sempre que possível.

Caminhar um pouco e ter contato com a natureza, tomando cuidado para manter o distanciamento social, é fundamental para manter sua saúde física e mental. Sem falar que também vai fazer muito bem para a sua criatividade.

Não abra mão dos momentos de lazer

É isso mesmo que você leu. Para conseguir ser mais produtiva em casa é essencial se premiar pelas suas conquistas e priorizar os momentos de lazer. Afinal, somente com eles você conseguirá dar o descanso que seu cérebro merece.

Durante o dia, você pode fazer algumas pausas para ver notícias, se alongar, caminhar pelo quintal e até mesmo fazer uma aula curta de yoga. Já, quando você finalizar o trabalho, pode reservar um tempo para tarefas que realmente te agradam. Você pode ler seus livros favoritos, desenhar ou realizar qualquer outro tipo de hobbie.

O importante aqui é dar uma pausa para a sua mente e saber a hora de parar.

Finalmente, vale ressaltar que não é uma tarefa fácil se adaptar ao home office e que cada pessoa tem um jeito pessoal de lidar com essa mudança na rotina. Mas pode ter certeza que ao aplicar essas cinco dicas que nós te mostramos acima, você já vai conseguir ser mais produtiva em casa.
E se você deseja conferir mais conteúdos como esse, clique aqui e acesse o nosso blog.

Voltar