3 modelos de planilhas para você se organizar

Grandes aliadas de quem busca uma vida mais organizada, as planilhas são ferramentas indispensáveis na rotina de uma personal organizer. Afinal, para garantir o êxito nos projetos, é preciso manter todas áreas da sua vida em ordem.

Pensando nisso, separamos a seguir 3 modelos de planilhas que podem ser encontradas gratuitamente no Excel e no Docs do Google. Pode ter certeza que elas vão te ajudar a organizar toda a sua rotina como personal organizer e a sua vida, de maneira geral.

Agenda de tarefas diárias

Essa é uma das planilhas mais importantes que uma personal organizer deve ter. Afinal, são várias as atividades que essa profissional precisa realizar no dia a dia e para garantir que nada seja esquecido, é bom contar com o apoio de uma agenda.

Nela, você deve colocar tudo o que precisa ser feito no dia, incluindo tarefas pessoais, profissionais e da casa. É indicado, inclusive, que você a preencha com pelo menos um dia de antecedência, para que fique mais fácil de se planejar.

Se você acorda às 7h, por exemplo, comece a preencher a planilha a partir desse horário e vá incluindo todas as tarefas que precisam ser realizadas. Lembre-se que quanto mais detalhado, melhor.

Alguns exemplos do que você deve incluir na agenda, são:

Além disso, você também pode incluir uma lista de tarefas que precisam ser realizadas, mas que não tem um horário específico.

Vale ressaltar que, enquanto você estiver fazendo sua agenda, é importante:

Afinal, nós sabemos que quem trabalha de forma autônoma, como é o caso das personal organizers, geralmente tem uma tendência de esticar o expediente. Apesar de parecer que você vai realizar mais tarefas, o que ocorre é o contrário. Já que, ao tirar o tempo de descanso, você acaba prejudicando sua produtividade para o restante da semana.

Sendo assim, não se cobre caso não consiga cumprir todas as atividades agendadas. Respeite seu ritmo e lembre-se de recompensar seus esforços. Dessa forma, você estará sempre motivada no dia a dia.

Planilha de orçamento pessoal mensal

Ter uma planilha de orçamento pessoal mensal é importante não só para uma personal organizer, mas para todos. Afinal, ela contém toda a movimentação financeira realizada no mês, sendo fundamental para compreender o fluxo do seu dinheiro.

Sendo assim, é essencial que você inclua nela cada gasto e recebimento que teve no período. Para começar, você pode dividir seus gastos entre fixos e variáveis.

Mas, lembre-se que você é uma profissional autônoma. Sendo assim, é necessário separar os gastos da empresa e os pessoais. Se você trabalha em home office, por exemplo, as contas de telefone, gasolina (para visitas a clientes), internet, cursos e guia da MEI devem ser incluídas como gastos da empresa e não pessoais.

Ao separar essas duas planilhas, fica mais fácil de acompanhar suas finanças, identificar quais custos podem ser reduzidos e até mesmo atingir seus objetivos financeiros. Se você quer comprar um carro, fazer uma viagem ou se aposentar daqui há 20 anos, é com uma planilha de orçamento pessoal que esse sonho começa a se realizar.

Afinal, além de conter todas as saídas e entradas, você ainda pode incluir suas metas no planejamento. Só não esqueça de criar sua reserva de emergência antes disso. Ela deve ter uma quantia que seja equivalente de 6 a 12 meses do seu custo de vida mensal e é fundamental para dar maior estabilidade financeira para profissionais autônomos.

Planilha de acompanhamento de projetos

A última das 3 planilhas indispensáveis para uma personal organizer é a de acompanhamento de projetos. Como o nome já sugere, ela é perfeita para quem precisa acompanhar a progressão de diferentes projetos.

Nela, você pode incluir os seguintes campos:

Com todas essas informações, você consegue acompanhar cada um dos projetos em andamento e relembrar outros antigos. Sem falar que, com uma planilha como essa, você não perde nenhuma informação e, sempre que retomar um projeto que estava parado, vai saber exatamente por onde começar.

Vale ressaltar que esse modelo de planilha também pode ser utilizado para outros projetos, como para o planejamento das suas redes sociais ou acompanhar o crescimento da sua empresa.

Finalmente, esperamos que você tenha percebido o quanto o uso de planilhas pode te ajudar a ter uma rotina mais organizada e eficiente. E agora que nós já te contamos quais delas são essenciais para uma personal organizer, que tal conferir nosso blog para mais dicas como essa? Clique aqui e acesse.

Voltar