10 dicas para adaptar a casa para portadores de deficiência física

Para que o dia a dia das pessoas que possuem mobilidade reduzida seja mais fácil, é fundamental realizar algumas alterações em seus lares. Principalmente para garantir o máximo de conforto e autonomia possíveis. Seja para usuários de bengala, andadores ou cadeirantes, existem algumas recomendações que especialistas apontam para suas casas. E para que você tenha todas as informações necessárias com relação a esse assunto, confira nossas dicas para adaptar a casa para portadores de deficiência física.

Pisos

A primeira das dicas para adaptar a casa para portadores de deficiência física diz respeito aos pisos. Quem tem dificuldades de locomoção enxerga os pisos inclinados como verdadeiros obstáculos. Por isso, é essencial que os espaços estejam com pisos nivelados. Além disso, também escolha os antiderrapantes e dispense os tapetes. Alguns lares podem precisar de rampas. Se esse é o seu caso, saiba que a elevação deve ser de, no máximo, 8%. Porém, nem sempre é possível instalá-las, devido ao espaço disponível. Sendo assim, em alguns casos pode ser necessário investir em plataformas elevatórias, que tem um custo mais elevado.

Corredores

A primeira das dicas para adaptar a casa para portadores de deficiência física diz respeito aos pisos. Para que a pessoa com mobilidade reduzida possa se locomover com facilidade, é preciso que os corredores da casa sejam mais largos do que o habitual.

Portas e janelas

Por falar em largura, a das portas devem ser de, no mínimo, 90 cm. Além dessa alteração, caso haja um cadeirante no lar, é recomendável uma proteção metálica na parte inferior das mesmas. Isso reduz o impacto das colisões, aumentando sua vida útil. As janelas também precisam de algumas alterações. A principal é a altura do peitoril, que deve ser de 70 cm para cadeirantes. Essa altura, porém, não é aconselhável em espaços onde idosos e crianças circulam tranquilamente.

Maçanetas

Os puxadores e maçanetas também devem ser especiais, caso a pessoa não consiga usar plenamente os braços e mãos.

Quartos

Finalmente, chegamos a um dos espaços com mais dicas para adaptar a casa para portadores de deficiência física. O quarto de uma pessoa com mobilidade reduzida deve ter móveis com cantos arredondados, lateral da cama desencostada da parede e guarda-roupas acessíveis e planejados, com porta de correr. No caso dos cadeirantes, lembre-se de contar com o espaço para circulação da cadeira, que é de no mínimo 1,5 metro x 1,5 metro, para que a mesma possa girar no próprio eixo. Essa distância, inclusive, deve ser levada em consideração nos outros cômodos da casa.

Tomadas e interruptores

Eles precisam estar em uma altura adequada para que a pessoa com mobilidade reduzida consiga alcançá-los. Uma boa solução é recorrer a projetos personalizados, que contam com controles, botões e outros acessórios que podem ser acionados por pressão ou alavanca.

Banheiros

Essas são provavelmente as mais importantes dicas para adaptar a casa para portadores de deficiência física. Afinal, os banheiros precisam de cuidados redobrados. Para começar, o piso antiderrapante é obrigatório. Também são necessárias barras de apoio, que devem ser produzidas em aço inox, com suportes e parafusos de fixação sextavados. Além disso, elas precisam ter uma empunhadura correta, para que se exclua o risco da pessoa em questão prender o braço. Para maiores informações com relação à qualidade desse item, suas dimensões e resistência, verifique a Norma 9050 da ABNT e as normas NBR 10283 e NBR 11003

Acessórios

Além das barras, você provavelmente também vai precisar de outros acessórios que podem facilmente ser encontrados em lojas especializadas. Dentre os principais, estão: suportes para lavatório, espelho com inclinação, bancos para banho, elevação para vaso sanitário e torneiras e registros com sistemas diferenciados, que podem ser acionados de forma mais acessível.

Cozinha

Na cozinha de uma pessoa com mobilidade reduzida, é importante prever espaço para uma boa circulação. Além disso, as pias devem ter no máximo 85 centímetros de altura, com uma altura livre de 73 centímetros no mínimo. Outra dica importante é dar preferência para cooktops, fogões e fornos elétricos, pois são mais seguros.

Cores contrastantes

A última das dicas para adaptar a casa para portadores de deficiência física vale especialmente para lares de pessoas com problemas de visão. Para elas, é importante o uso de cores contrastantes, que indiquem a presença de degraus, inclinações e paredes. E por falar em paredes, não use revestimentos ásperos.
Voltar