Como organizar e guardar os enfeites de Natal

Decorar a casa para as festas de final de ano é um momento especial para muitas famílias. Mas, quando elas passam, também é preciso ter um ritual para armazenar todos os itens – afinal, no início de janeiro a casa geralmente já volta ao normal. Como essas práticas se repetem todo o ano, é importante criar hábitos que facilitem as tarefas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te mostrar como organizar e guardar os enfeites de Natal.

Triagem

Quando falamos em organização, geralmente o primeiro passo tem relação com o desapego: é importante ter certeza de que você só está armazenando coisas que realmente precisa. Por isso, antes de guardar os enfeites, analise cada peça e jogue fora as que estiverem quebradas, lascadas ou queimadas. E se você tem mais itens do que realmente precisa, também pode doá-los

Limpeza

Para garantir que os enfeites estejam em bom estado para o próximo ano, procure guardá-los limpos. E isso não vale apenas para talheres, jogos americanos, toalhas e guardanapos. Faça o mesmo com os itens decorativos. Porém, se for passar panos úmidos, não esqueça de esperar que os objetos sequem completamente antes de armazenar.

Categorização e identificação

Se você deseja aprender como organizar e guardar os enfeites de Natal, provavelmente já percebeu que ao encontrar uma forma prática de armazená-los, você também ajuda a preservar os itens por mais tempo. Por isso, após decidir o que realmente deve ser mantido, chegou a hora de setorizar. O ideal é guardar cada categoria em compartimentos diferentes. As caixas organizadoras são ótimos exemplos. Você inclusive pode dar preferência para as transparentes, para que você possa ver o que está dentro. Caso contrário, não esqueça de colocar etiquetas identificando os itens que foram acomodados em cada caixa.

Já na hora de criar as categorias, seja prática. Guarde em uma caixa os objetos para decorar a árvore de Natal, em outra os itens para a mesa e assim por diante. Essa prática certamente te ajudará na hora de montar a decoração do próximo ano.

Árvore de Natal

A árvore de Natal é um caso à parte, já que ela geralmente é mais volumosa do que os demais itens. Por isso, a melhor forma de guardá-la é desmontando. Feche os galhos, coloque tudo dentro de um saco resistente e feche com uma fita ou cinto velho. Outra opção bem bacana é acomodar a árvore desmontada no cesto organizador em TNT.

Pisca-pisca

Uma decoração de Natal nunca está completa se não tiver luzes pisca-pisca. Mas, para que você as encontre de forma intacta e sem nós, é preciso tomar alguns cuidados no momento de guardar. Primeiro, certifique-se de que nenhuma delas está queimada. Depois, faça rolinhos. Você pode, por exemplo, usar um pedaço de papelão e enrolar o pisca-pisca em volta dele; ou então usar uma garrafa pet, enrolando da mesma forma.

Guirlanda e enfeites da árvore

A guirlanda precisa ser guardada em uma caixa própria, sem nenhuma outra coisa por cima, para evitar que estrague. Procure também preencher o laço com plástico bolha para evitar que amasse. Dependendo do tamanho da guirlanda, você pode usar packs organizadoras ou até mesmo porta pratos. Faça uma cama com plástico bolha para garantir a segurança do enfeite. Para guardar as bolas decorativas em segurança, a dica é usar caixas de ovos; outra ideia bem legal é acomodar as bolas em copos descartáveis dentro de caixas.

Acessórios decorativos para casa

Não podemos esquecer daqueles itens temáticos que deixam a casa toda decorada – toalhas de mesa e jogos americanos, toalhinhas de lavabo, almofadas e capas para as cadeiras. Todo esse acervo pode ser organizado em envelopes organizadores de TNT, ficando bem protegidos o ano todo, livres de poeira e umidade. Para os pratos e sousplats o ideal é usar organizadores próprios, evitando riscos e protegendo do empilhamento.
Voltar