Como organizar a vida com um recém-nascido

Para as famílias que já têm filhos, não é novidade que muita coisa muda na rotina da casa após a chegada de um bebê. Porém, o que muitas mães de primeira viagem podem não imaginar é o quanto é fundamental ter planejamento para conseguir manter uma vida equilibrada. Além disso, é importante não criar grandes expectativas, nem se imaginar como uma ‘Mulher Maravilha’. Afinal, é normal se sentir um pouco perdida durante essa fase de adaptação. Se você se identifica com essas questões, separamos algumas dicas para que você aprenda como organizar a vida com um recém-nascido.

Crie metas

É comum que, após a maternidade, muitas mulheres deixem suas metas pessoais e profissionais de lado. Porém, não há nada mais justo do que ter seus sonhos e batalhar para conquistá-lo. Se você acha que boa parte deles se tornam mais difíceis de realizar depois de ter um bebê, saiba que basta ter planejamento que tudo é possível. Por isso, estabeleça seus objetivos a longo prazo e, a partir deles, veja quais metas a curto prazo são necessárias concluir para alcançá-los. Por exemplo, se você deseja fazer uma viagem internacional, comece se inscrevendo em um curso da língua nativa. Se almeja uma promoção no trabalho, faça cursos para estar sempre atualizada.

Tenha uma agenda

Uma das principais dicas para que você saiba como organizar a vida com um recém-nascido é ter uma agenda familiar. Nela, anote todos os compromissos da família. Dessa forma, você não esquecerá de nada importante. Você pode, inclusive, utilizar um quadro e colocá-lo em um local estratégico da casa para que todos possam ver. Inclua nesse calendário as consultas médicas, aniversários e compromissos com amigos e familiares. Caso suas contas não estejam no débito automático, você também pode incluir as datas de vencimento.

Planeje o menu semanal

Você pode até não entender, mas o simples fato de planejar todo o cardápio semanal de uma só vez, já poupa muito tempo. Dessa forma, além de não precisar se preocupar com o menu diariamente, você também pode comprar de uma só vez o que é necessário para todas as refeições da semana.

Esteja atenta a você mesma

A forma como você lida com as coisas que acontecem com você, diz muito a seu respeito. Por isso, é fundamental perceber suas emoções, já que elas estão diretamente ligadas à forma como você vai reagir. Perceba o que você faz após uma decepção, conheça seus sentimentos e procure dominar seus pensamentos. Nesse quesito, vale também buscar ajuda profissional. Afinal, a autoestima e o autoconhecimento são essenciais para que você alcance seus objetivos.

Delegue tarefas

Uma das grandes dicas para aprender como organizar a vida com um recém-nascido é saber delegar tarefas. É fundamental dividir os afazeres da casa entre todos os moradores. Por isso, por mais que seja apenas você, seu marido e o bebê, procure sempre contar com seu companheiro. Afinal, mesmo com a licença maternidade, você se sentirá sobrecarregada se precisar cuidar do neném, fazer compras no supermercado, cozinhar e fazer a faxina sozinha. E se vocês têm um filho mais velho, também inclua ele na organização, especialmente no momento de guardar os brinquedos.

Elimine o que te atrapalha

Exclua da sua rotina tudo o que não vai te ajudar a alcançar suas metas pessoais e que não seja uma obrigação. Mas também não esqueça de sempre se dar um descanso e fazer coisas que te façam feliz! 😀
Voltar