O que é o método KonMari?

Se tem um livro que é recomendado para todas as pessoas que reclamam da desorganização ao seu redor, esse livro é o “A Mágica da Arrumação”, de Marie Kondo. A autora é uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. Em seu livro, ela explica o método KonMari, que promete ser eficaz o bastante para ser utilizado apenas uma única vez em sua casa, se for aplicado de maneira correta! Imagina só, que sonho, né?! Mas o que é esse método KonMari? Explicamos:

Resumidamente, o método KonMari é baseado no “desapego”, pensado para você eliminar toda a “tralha” existente em sua casa. O objetivo é manter apenas o que é essencial.

Outro detalhe bem interessante que Marie Kondo ensina é que nós devemos focar nas coisas/objetos, e não nos ambientes da casa. O ideal é você organizar suas coisas por categorias, e não por cômodos; assim, você organizará suas roupas, livros, documentos e não “o quarto”, “a sala”, “o escritório”. Segundo a especialista, a ideia é que você junte tudo daquela categoria e jogue fora aquilo que você não usa mais.

No método KonMari, o que vale mais é a intuição ao método em si. Uma das coisas que a autora prega é que você deve se perguntar “Isso me traz felicidade?” em relação a cada roupa ou livro, por exemplo. Isso faz você refletir sobre o que te traz mais alegria. Após fazer esse filtro, guarde tudo de modo que suas coisas pareçam mais “felizes”!

Se desfaça de “itens de valor sentimental”. Tanto fotografias antigas quanto peças de roupa que só estão ocupando espaço no seu guarda-roupas por terem um certo valor sentimental para você; o ideal é deixar apenas peças que a façam feliz por estarem ali, e não simplesmente para “segurarem” alguma lembrança do passado. Afinal, isso já foi feito em determinado momento. É hora de desapegar e focar no que te faz feliz HOJE!

Agora, uma regra especialmente para as malucas por livros: desapegue daqueles que você comprou faz um tempinho e nunca leu. Eles só estão ali acumulando poeira e ocupando espaço. Que tal doar para alguém que não tem condições de comprar livros, por exemplo?

Nada de empilhar as suas coisas! No caso de roupas, por exemplo, é muito mais prático deixar tudo visível do que empilhar. Quando você quiser usar uma blusa que está mais embaixo na pilha, você terá que arrumar todas as outras que estavam por cima…É muito mais trabalhoso manter a ordem no empilhamento.

Última dica, mas não menos importante: arrume a sua bolsa todos os dias. SIM! Assim, você nunca mais vai achar aquele extrato bancário de 1 ano atrás ou aquele papel de bala velho e melado. Isso vai te ajudar muito a ser uma pessoa mais organizada e também vai manter a sua bolsa limpinha!

Existem muitas outras dicas e truques super interessantes nesse livro de Marie Kondo. Procure na livraria mais próxima de você e desfrute da arte da organização! ????

Voltar